Gol 9000 saiu há 33 anos, pelo habilidoso Osvaldo
Por Odir Cunha, do Centro de Memória
O maior time artilheiro do mundo chegou ao gol 9000 em um domingo, 24 de maio, como hoje. Naquela tarde fria e chuvosa um Santos com esperança de título enfrentava a Ferroviária no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, pelo Campeonato Paulista de 1987.
Estreante, o atacante Luiz Carlos já tinha marcado o primeiro gol santista, o de número 8999 da história do clube, quando, aos 29 minutos, Hugo De León deu passe medido para Osvaldo, na meia esquerda.
Baixo e um tanto acima do peso, mas bastante habilidoso, na matada o meia atacante já deixou um zagueiro estatelado no gramado, penetrou na área e bateu, firme e rasteiro, no canto direito do goleiro Washington.
Simples e bonito, o gol aqueceu o coração dos santistas e encaminhou uma vitória que se completou no segundo tempo com mais dois gols: um do próprio Osvaldo, dessa vez pela meia direita da área, recebendo passe de Mendonça e chutando rasteiro no canto direito, e outro do ponta-esquerda Arizinho, que penetrou livre e bateu cruzado.
A goleada, por 4 a 0, manteve o Santos muito bem na classificação e provocou uma crise na Ferroviária, que demitiu o técnico Bazanni. O placar pode ter sido elevado, mas a verdade é que aquele Santos, treinado pelo técnico Candinho, tinha alguns jogadores de alto nível, como Rodolfo Rodríguez, Toninho Carlos, César Sampaio, Hugo de León, Mendonça, Éder Aleixo e o próprio Osvaldo.
