Há 13 anos, Neymar estreava pelo Santos no Pacaembu; relembre

No dia 7 de março de 2009, Neymar da Silva Santos Júnior estreava no profissional do Santos na vitória por 2 a 1 sobre o Oeste de Itápolis, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

Já grande destaque nas categorias de base do Peixe, o garoto de apenas 17 anos entrou aos 14 minutos do segundo tempo após a torcida gritar seu nome. Assim, o então técnico Vagner Mancini atendeu os pedidos dos mais de 23 mil torcedores gritarem o nome do Menino da Vila.

Logo que pegou na bola, após sua entrada no campo, partia para cima dos adversários com pedaladas e gingadas rápidas. Um minuto após ser colocado, Neymar cruzou uma bola após entortar o marcador e acertou o travessão, aumentando a euforia dos torcedores santistas presentes no Pacaembu.

Porém, seu primeiro gol veio oito dias depois, numa partida contra o Mogi Mirim, também no Paulo Machado de Carvalho. Roni, atacante do Santos na época, avançou pela esquerda, cruzou à meia altura e Neymar cabeceou de peixinho para marcar. Na comemoração, o soco no ar do Rei Pelé e as mãos apontadas para o alto. A torcida gritava seu nome enlouquecidamente.

Desde então, Neymar vestiu a camisa do Santos em 230 partidas e marcou 138 gols. Ocupando a 13ª posição dos maiores artilheiros da história do Peixe, o Menino da Vila conquistou seis títulos no Alvinegro: três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012), uma Copa do Brasil (2010), uma Libertadores (2011) e uma Recopa Sul-Americana (2012), além de vencer o Prêmio Puskas com o golaço no antológico Santos 4×5 Flamengo.

Em 2013, se transferiu para o Barcelona (ESP) onde também conquistou muitos títulos e formou um dos melhores ataques da história do futebol junto com Lionel Messi e Luis Suarez. Hoje, atua pelo Paris Saint-Germain (FRA) mais uma vez ao lado do camisa 10 argentino (hoje, veste a 30) e tem a parceria do astro francês Kylian Mbappé.