IGUAL A 22 ANOS – Santos e Bragantino abrem o Brasileiro na Vila, como em 1998
Odir Cunha, do Centro de Memória
Estatísticas por Gabriel Santana
Há 22 anos, em 22 de julho de 1998, também um domingo de inverno ensolarado na Vila Belmiro, Santos e Bragantino se enfrentaram pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Santos tinha sido terceiro colocado invicto da Copa Brasil, encerrada dois meses antes, estava indo bem na Copa Conmebol, que acabaria vencendo, mas a imprensa dava destaque à difícil situação financeira do clube. A Folha de São Paulo anunciava: Sem recurso, Santos aposta em conjunto.
Bem, na verdade, mais do que o conjunto, o Alvinegro Praiano precisou dos bons cruzamentos do lateral Anderson Lima para estrear com uma vitória de 2 a 0 sobre o rival do Interior. Aos 19 minutos Anderson cobrou o escanteio na cabeça do volante Claudiomiro, que abriu o marcador. E aos 46 do primeiro tempo, em uma falta, novamente deu um passe perfeito para a cabeçada fulminante de Viola.
Naquele domingo o Santos jogou com Zetti, Anderson Lima, Argel, Jean e Athirson; Claudiomiro, Fernandes (Élder), Jorginbho (Eduardo Marques) e Lúcio (Alessandro); Adiel e Viola. A Vila recebeu 7.192 pagantes.
Ao contrário do que pensavam os pessimistas, o time comandado pelo técnico Émerson Leão permaneceu invicto nas dez primeiras partidas do campeonato, obtendo seis vitórias e quatro empates. Sua campanha seguiu convincente. Na semifinal, contra o Corinthians, venceu o primeiro jogo, de virada, na Vila Belmiro, mas nos dois jogos no Pacaembu foi muito prejudicado pelas arbitragens, teve jogadores expulsos e não se classificou para a decisão com o Vitória.
Na sequência da temporada o time conquistou a Conmebol em 21 de outubro, empatando sem gols com o Rosário Central, na Argentina. Assim, 1998, na verdade, foi um grande ano do Santos, que certamente teria conquistado mais troféus caso não fosse atrapalhado por estranhas arbitragens.
