Liberação de jogador do Vasco pela CBF irrita diretoria santista

A diretoria santista pede no mínimo um esclarecimento convincente da CBF, para a liberação de Talles Magno, do Vasco da Gama, convocado para a Seleção Brasileira da base. A indignação santista se dá por conta da postura da entidade, quando não liberou o atacante Rodrygo, ainda jogador do Santos, e também Kaio Jorge, que foram convocados para a seleção e não puderam atuar pelo Peixe, mesmo com pedido de liberação do Santos feito.

Em nota oficial, a diretoria santista cobra explicações: “Convocado para um compromisso da Base da Seleção Brasileira fora da data Fifa, assim como o agora ex-atleta Rodrygo, do Santos FC, Talles, que não foi desconvocado, recebeu prontamente do STJD respaldo para que não haja punição eventual escalação no Campeonato Brasileiro”. Talles não chegou a ser desconvocado para os amistosos contra o Chile, mas a diretoria vascaína conseguiu uma liminar no STJD, o que liberou o atacante cruzmaltino para participar do clássico contra o Flamengo, no último sábado.

A insatisfação santista fala ainda sobre “juízo de valor”, entre Santos e Vasco, já que o time paulista solicitou em duas ocasiões a liberação de seus atletas e não foi atendido, com jogadores nas categorias de base da Seleção Brasileira. “O Peixe aguarda esclarecimento da alta corte desportiva quanto a este evidente juízo de valor, com relação às duas agremiações”. Na ocasião, quando solicitou a dispensa do atacante Rodrygo, a diretoria santista alega que “sequer teve o mérito de seu caso analisado”. A decisão da entidade máxima do futebol brasileiro acabou prejudicando o Santos, inclusive contribuindo para a eliminação da Copa do Brasil”. Outro jogador santista citado é o atacante Kaio Jorge, que foi convocado em julho, teve pedido para desconvocação não atendido e o jogador ficou sem poder atuar pelo clube no Brasileirão.

Abaixo, a nota completa do Santos enviada a CBF:

O Santos Futebol Clube vem a público manifestar incompreensão diante de clara contradição envolvendo o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o caso do atleta Talles, da equipe do Vasco da Gama. Convocado para um compromisso de Base da Seleção Brasileira fora da data Fifa, assim como o agora ex-atleta Rodrygo, do Santos FC, Talles, que não foi desconvocado, recebeu prontamente do STJD respaldo para que não haja punição em eventual escalação no Campeonato Brasileiro. Rodrygo, na ocasião convocado para defender a Seleção Sub-23, sequer teve o mérito de seu caso analisado, apesar de o recurso ter sido solicitado com bastante antecedência.

O diferente tratamento nos dois casos beneficiará o atleta vascaíno, que poderá jogar o clássico contra um rival, mas prejudicou o Peixe também diante de um rival, o Corinthians, além de ter contribuído para uma eliminação na Copa do Brasil. Situação semelhante ocorreu também com o atleta Kaio Jorge, que, quando não desconvocado, ficou impedido de ser relacionado para os jogos do Santos FC no Campeonato Brasileiro. O Peixe aguarda esclarecimentos da alta corte desportiva quanto a este evidente juízo de valor com relação às duas agremiações.