NA FIFA – 45 dias para pagar clube belga por zagueiro

Após acionar o Santos na Fifa, o Brugge viu hoje a entidade decidir que o clube brasileiro tem 45 dias para acertar sua situação, com relação ao empréstimo do zagueiro Luan Peres, contratado em agosto de 2019. O Club Brugge reclama o não pagamento da parcela de 250 mil euros (aproximadamente R$ 1,5 milhão), com a adição de 5% de juros pelos atrasos, totalizando um valor de 262,5 mil euros (R$ 1,6 milhão).

A partir do momento que o clube belga informar a conta em que o depósito deve ser feito, o prazo começa a correr. Em caso de não pagamento, o caso deve ser encaminhado ao CAS (Corte Arbitral do Esporte). Luan Peres tem contrato com o Santos até o final de deste ano. Na atual temporada, o zagueiro ganhou espaço com o novo treinador, tornando titular absoluto, e atuou em 12 jogos do Peixe, antes da paralisação das competições, por conta da pandemia da Covid-19.

O atual momento santista em relação a este tipo de assunto é complicado. O clube acumula processos, como a cobrança que o Hamburgo, da Alemanha faz, referente a compra do zagueiro Cléber Reis, em 2017, o Atlético Nacional, da Colômbia, na compra do zagueiro Felipe Aguilar em 2019, que inclusive já foi vendido ao Athletico Paranaense no mês passado, o Huachipato, do Chile, pela venda do atacante Yeferson Soteldo, que chegou ao Peixe em 2019 e o Krasnoodar, da Rússia, na compra do meia Christian Cueva, que forçou sua saída do Santos e se transferiu para o Pachuca do México e, neste caso, o Santos também cobra o clube mexicano pela transferência.

Além de poder sofrer punições no futuro, por conta desses não pagamentos, o Santos está impedido de registrar novos jogadores no elenco, por isso a contratação do atacante Robinho ainda não foi oficializada. A diretoria trabalha para acertar a situação, mas o atual panorama é bem complexo.