O que esperar do Santos neste Campeonato Brasileiro?

O ano de 2020 não está fácil para nenhum clube brasileiro, muito menos para o Santos. A paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus e o retorno dos jogos, sem torcida, trouxeram muitas mudanças para o futebol, em todos os sentidos. As adequações fitossanitárias foram feitas, os cuidados estão sendo tomados, mas a questão financeira, ainda é um grande problema. Por causa de maus negócios e não pagamentos, o Santos está banido de contratações pela Fifa, e não deve ter reforços apresentados para o Campeonato Brasileiro, pelo menos neste atual momento.

A punição da Fifa veio pelos acionamentos do Hamburgo/ALE, pela compra do zagueiro Cléber Reis em 2017, do Club Brugge, pelo empréstimo do zagueiro Luan Peres, titular do time atual e do Atlético Nacional, pela compra do zagueiro Felipe Aguilar em 2019, que já foi vendido ao Athletico Paranaense. O time ainda corre o risco de ser acionado na Fifa também pelo Huachipato, do Chile, pela compra do atacante Yeferson Soteldo. O Santos ainda sofreu mais uma ação, desta vez na justiça local, onde a empresa que facilitou a contratação do atacante Vladimir Hernandez fez sua cobrança, e como penhora, os diretores do Santos ofereceram um imóvel, para que não se bloqueasse as contas e complicasse ainda mais a situação.

Com o retorno às atividades, a diretoria santista ainda viu o goleiro Everson e o atacante Eduardo Sasha irem a justiça pedir rescisão unilateral de contrato e cobrar a diferença dos salários que foram reduzidos em 70% durante os meses de paralisação devido à pandemia. Em ambos os casos, os atletas perderam nas primeiras movimentações na justiça e, aguardam julgamento. Pelo Paulistão, o time após voltar aos jogos, não ganhou mais e, com um empate e duas derrotas, foi eliminado da competição, o que culminou nesta semana, na demissão do técnico Jesualdo Ferreira.

De forma muito rápida, o presidente José Carlos Peres trouxe novamente o treinador Cuca, que já teve duas passagens pelo Santos, a última inclusive em seu mandato, em 2018. Cuca chega ao Santos sabendo que o time não poderá contratar e seus resultados terão de ser com os jogadores que tem, e, ainda torcer para não perder muitos nomes importantes no elenco na janela de transferência.

QUEM PODE SER OS DESTAQUES DO TIME NO BRASILEIRÃO

Mesmo sob desconfiança e preocupação da torcida, a esperança é que o time se organize novamente e volte a ter bons jogos. Os nomes que pulam como possíveis protagonistas no Brasileirão são do zagueiro Lucas Veríssimo, o meia Carlos Sánchez e os atacantes Marinho e Soteldo. A base de 2019, quando foram os principais jogadores do time, em 2020, não conseguiram ainda repetir as boas atuações de quando eram comandados por Jorge Sampaoli, e, agora sob o comando de Cuca, a esperança é que subam de produção.

Pode-se dizer que correm por fora o zagueiro Luan Peres e o jovem atacante Kaio Jorge, que em 2020 são titulares e estão a cada jogo, se consolidando no time principal. As apostas mais uma vez nos nomes vindos da base nos últimos meses, podem render bons frutos ao time. No Brasileirão, o Santos terá da base os jogadores Anderson Ceará, Ivonei e Lucas Lourenço para o meio campo e os atacantes Marcos Leonardo, Allanzinho e Renyer.

LIBERTADORES E COPA DO BRASIL

Além do Campeonato Brasileiro, o Santos ainda tem a fase de classificação da Taça Libertadores, onde lidera seu grupo com 6 pontos em dois jogos, e também entrará nas oitavas de final da Copa do Brasil, competição esta que deve ser retomada no dia 26 de agosto, ainda nas fases iniciais. Já pela Libertadores, a Conmebol promete o retorno da competição a partir do dia 15 de setembro. Em ambas as competições, os jogos deverão acontecer sem torcida.

(Foto: Ivan Storti / Santos FC)