Opinião: Sánchez merece ser o capitão do Santos em 2020
Ao lado de Soteldo, Carlos Sánchez é um dos “xodós” da torcida. O uruguaio ganhou o carinho da nação santista desde a sua chegada em 2018.
A torcida decidiu abraçar Sánchez no meio da polêmica contra a Conmebol, nas oitavas de final da Libertadores 2018. A Conmebol decidiu punir o Peixe por uma escalação irregular de Sánchez.
Foi a partir daí que a torcida se mobilizou para criar uma campanha contra a Conmebol, a #VerguenzaConmebol. Ao invés de pegar no pé do uruguaio, a torcida apoiou o time em uma missão impossível contra o maior campeão da Libertadores.
O alvinegro da Vila Belmiro precisava ganhar de 4×0 para se classificar às quartas de final da Libertadores, e isso não aconteceu. Após um empate em 0x0, a torcida saiu com um ar de orgulho do Pacaembu naquela noite, e isso foi fundamental para que a imagem de “ídolo” de Sánchez começasse a ser construída.
Ao longo de 2018, o principal problema do Santos era não ter um “10”. Foi aí que chegaram Bryan Ruiz, Derlis Gonzáles e Carlos Sánchez. Ruiz, que havia sido contratado para ser o 10, foi o que mais decepcionou. Derlis teve bons momentos, mas não empolgou. Sánchez foi o que mais surpreendeu. O uruguaio de 35 anos concertou todos os problemas do meio-campo santista. Com sua força, raça, qualidade e técnica, Pato Sánchez virou xodó da torcida.
Outro fato marcante na passagem de Sánchez foi a dedicação mostrada dentro e fora de campo. Isso porque Sánchez sempre foi o que mais vibrou com as vitórias e o que mais se decepcionou com as derrotas.
Sánchez foi muito elogiado quando usou a lendária faixa de Zito na partida contra o Bahia, no Brasileirão 2019. Além disso, o uruguaio comentou sobre usar a faixa de capitão:
“Não sabia da história do Z (de Zito) na faixa de capitão. Depois do jogo, perguntei o que era e me contaram. Foi uma história muito linda. Quando me contaram, me emocionei. Nunca me imaginei usando a faixa. Agradeci ao Victor Ferraz por darem para mim. Nunca imaginei usá-la. É o primeiro clube que coloco a faixa. Para mim foi uma emoção muito grande.”