Saiba como está Caio Couto, campeão Brasileiro 2017 no comando das Sereias da Vila
Em entrevista exclusiva ao Mercado do Futebol, o técnico conta como foi sua passagem pelo Santos e revela os planos para a carreira
O técnico carioca, Caio Couto, teve passagem, assim como ele mesmo intitula, marcante e vencedora pelo clube paulista, Santos. Foram três temporadas no comando das Sereias da Vila, começando pelo desafio de estruturar o departamento que não existia dentro do clube, e recolocando o nome do time como referência no futebol feminino nacional.
“Quando a gente montou o departamento, falávamos de planejamento estratégico, metodologia de treinamento, processos internos… Nada existia e tudo foi instaurado com uma visão, que era fazer do Santos novamente uma referência do futebol feminino no Brasil, para que o torcedor e mídia em geral, quando pensassem em futebol feminino se lembrassem do Santos“.
Sua carreira no futebol feminino começa entre os anos de 2011 e 2012, já como técnico da Seleção sub-20. Caio era treinador da base masculina do Fluminense, e na época a CBF estava buscando novos nomes para inserir conceitos nas seleções. Ele foi indicado, passou por duas entrevistas e foi contratado para técnico da base da Seleção. Fez trabalho simultâneo no Sub-17 do Fluminense e na Seleção Feminina Brasileira Sub-20, tendo conquistado pela segunda o Campeonato Sul-americano em 2012. Após isso, esteve no Vitória de Pernambuco, treinando primeiramente o time masculino e depois o feminino. Chegou no clube por intermédio de duas atletas que o indicaram, Ketlen e Thaisinha (atletas do Santos atualmente). Ambas trabalharam com Caio na Seleção Sub-20.
Em 2015 inicia sua história pelo Santos. Tudo começa quando é convidado pelo então presidente, Modesto Roma Júnior, a ser treinador do futebol feminino do time. Modesto estava buscando desenvolver a modalidade feminina no clube da Vila. Caio se interessou pelo projeto proposto e pela oportunidade que teria ali de fortalecer o futebol feminino nacional. Na passagem, levou o time à duas finais, conquistando o vice campeonato Paulista em 2016 e o título de campeão Brasileiro em 2017.
“Fomos coroados em 2017 com o título de campeão brasileiro, é o único que o Santos tem até hoje. Venceu em 2017 e não conseguiu mais vencer“.