|

Sampaoli aposta na promessa da base para vencer seu primeiro clássico fora de casa

O Santos volta a campo hoje, às 17h00, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians, , na Arena Itaquera. O Santos vem de derrota para o Atlético Mineiro, em terceiro lugar na competição com 51 pontos, 13 pontos a menos que o líder Flamengo. Esta será a sexta vez que Santistas e Corinthianos se enfrentam na temporada, sendo um amistoso na pré-temporada (0x0), três jogos no Paulistão (0x0 / 1×2 (Corinthians) / 1×0 (Santos) e derrota nos pênaltis) e um jogo pelo Brasileiro (1×0 Santos).

Para o técnico Jorge Sampaoli, esta é a última oportunidade de vencer um clássico paulista sem o mando de campo. Em dez clássicos à frente do Santos, foram quatro vitórias do Santos (todas com mando de campo santista), três empates e três derrotas. Na última sexta-feira, o volante Diego Pituca comentou sobre manter a postura ofensiva e a importância de uma vitória no clássico: “A gente vem fazendo bons jogos. Não podemos mudar nosso jeito de jogar. Sampaoli pede para que joguemos que nem na Vila, com posse de bola, agredindo o adversário. Será um jogo difícil, tivemos uma semana boa de treinos para voltar de lá com os três pontos”.

Para o jogo de logo mais, a grande aposta de Sampaoli será o atacante Tailson, recém promovido da base, que vem agradando o comandante santista. Desde que estreou na vitória contra o Vasco em São Januário, onde foi o autor do gol, o jogador já atuou como titular contra Palmeiras, Internacional e Ceará, e entrou na etapa complementar contra o Atlético/MG. O atacante é visto como uma promessa santista para as próximas temporadas. Durante a semana no CT Rei Pelé, Sampaoli falou sobre a evolução do atacante: “Necessita de rodagem, não consegue manter o ritmo porque esteve muito tempo parado (durante renovação contratual). Esperamos que ganhe confiança e nos dê alegria de um jogador que pode ser lembrado como Rodrygo (Real Madrid). Tem esse tipo, 1×1, velocidade, gol. Que nos possa ajudar daqui para o futuro.

Sampaoli hoje não contará com Lucas Veríssimo (suspenso) e Kaio Jorge (Copa do Mundo Sub-17), e tem pendurados com 2 cartões amarelos, Alison e Luan Peres. Curiosamente, com a mudança do regulamento, o treinador santista também está pendurado com dois cartões. Desta forma, o Santos deve ir a campo com: Everson; Pará (Victor Ferraz), Gustavo Henrique, Luan Peres (Felipe Aguilar) e Jorge; Diego Pituca, Evandro (Jean Mota ou Alison) e Carlos Sánchez; Yeferson Soteldo, Eduardo Sasha e Tailson. O jogo terá a arbitragem de Luiz Flávio de Oliveira, com o auxílio de Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis, enquanto o árbitro de vídeo será Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, todos de São Paulo.

(Foto: Ivan Storti / Santos FC)