Santos anuncia acordo com o Krasnodar no caso Cueva; confira os detalhes

O Santos anunciou, na tarde dessa terça-feira (22), um acordo para o pagamento da dívida com o Krasnodar pelo pagamento da contratação de Christian Cueva, em 2019.

Assim, o clube anunciou um parcelamento até 2023 para abater a dívida total de 7 milhões de dólares (R$ 35 mi) e, assim, tira qualquer possibilidade de um novo transfer ban na FIFA.

— Santos Futebol Clube (@SantosFC) June 22, 2021

Mais um passo que o Santos está dando rumo à recuperação da credibilidade. Trabalhamos diariamente para nunca mais ter esse tipo de risco no clube. É inaceitável um clube como o nosso não poder contratar atletas por dívidas milionárias não honradas. Foi um momento que o Santos passou que queremos que fique no passado. Agora temos que honrar”, disse o presidente Andrés Rueda.

Entretanto, o Santos tem um processo aberto no CAS (Corte Arbitral de Esportes) contra Cueva e o Pachuca (MEX). O Peixe denunciou a decisão de sair por conta própria do jogador peruano e do clube mexicano por acolher o atleta.

O Alvinegro foi vitorioso em primeira instância e aguarda a continuação do julgamento. Caso ganhe definitivamente, o valor recebido pelo Santos será usado para quitar as parcelas do acordo com o Krasnodar de forma antecipada.

O clube também divulgou uma lista com “10 problemas”, que eram dívidas pendentes quando Andrés Rueda assumiu a presidência do Santos.

Os “10 problemas” do Santos. Foto: Divulgação / Santos FC

“No nosso planejamento tínhamos 10 problemas financeiros sérios que poderiam gerar transfer ban e prejudicar o fluxo de caixa do Clube. Tínhamos ideia de resolver em um ano e meio e estamos antecipados em seis meses”, disse Rueda.

Nela, o Peixe deu três dívidas como quitadas, cinco delas acordadas em parcelamentos e duas em negociações.

As duas que ainda não tem acordo são com o Barcelona e a Doyen, ambas dívidas bastante elevadas. A tendência é que Rueda siga nas negociações para selar um acordo com as partes e evitar qualquer outra punição na FIFA.