Por Odir Cunha, do Centro de Memória
Estatísticas por Gabriel Santana
Desde que se enfrentaram pela primeira vez, há 81 anos, Santos e Atlético Mineiro já duelaram 100 vezes, com 36 vitórias santistas, 25 empates e 39 derrotas; 144 gols marcados e 151 sofridos. Há uma pequena vantagem, portanto, para o time mineiro. Porém, quando o confronto é na Vila, a história muda radicalmente de figura.
No centenário estádio Urbano Caldeira os times jogaram 26 vezes, com 16 vitórias do Santos (61%), sete empates e apenas três derrotas; 59 gols marcados e 32 sofridos.
Ao se separar apenas os 20 jogos pelo Campeonato Brasileiro disputados na Vila a supremacia santista continua marcante, pois o Alvinegro Praiano venceu 12 (60%), empatou seis e perdeu dois; marcou 45 gols e deixou passar 24.
No total dos 68 duelos pelo Brasileiro, em qualquer estádio, o Santos venceu 24, empatou 17 e perdeu 27, fez 94 gols e sofreu 101.
Tabuzinho pra lá e pra cá
De 13 de maio de 1987, quando goleou o Santos por 5 a 1, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, até 11 de setembro de 1993, quando houve um empate sem gols no mesmo Mineirão, o Atlético não perdeu o clássico.
Foram nove jogos de invencibilidade, nos quais o time mineiro obteve seis vitórias e três empates; marcou 16 gols e sofreu apenas cinco, com saldo de 11. Desses jogos, seis foram no Mineirão, dois na Vila e um em Cádis, na Espanha, pelo Troféu Ramon de Carranza.
Em contrapartida, o Santos está invicto nos dez jogos mais recentes contra o Atlético na Vila Belmiro. Nesses, obteve nove vitórias e empatou uma vez, marcando 26 gols e sofrendo oito, com saldo de 18. Mais do que isso, o Santos venceu os seis clássicos mais recentes jogados na Vila.
Domínio santista nos jogos decisivos
Esses rivais jamais decidiram uma competição oficial, mas se defrontaram três vezes em fases importantes do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Dessas, o Santos venceu todas.
Em outubro de 1964, pelas quartas de final da Taça Brasil/ Campeonato Brasileiro, o Alvinegro Praiano goleou no Independência por 4 a 1 e voltou a golear no Pacaembu, dessa vez por 5 a 1. Dos nove gols santistas, Pelé marcou três, Toninho Guerreiro três, Pepe dois e Peixinho um.