Santos vota pelo fim da gratuidade dos ingressos a Conselheiros e traça os caminhos para tirar o Clube da crise financeira atual

Na última sessão extraordinária do Conselho Deliberativo do Santos, dentre os diversos temas abordados, foi aprovada a proposta do Conselheiro Vitor Levi Castex Aly, que preside a Comissão de Estatuto, para extinguir a gratuidade de ingressos aos conselheiros do Santos Futebol Clube, em dias de jogos. Inicialmente, a decisão foi aprovada, de forma parcial, e não definitiva, segundo a assessoria santista.

Durante a reunião, outros assuntos também ganharam a atenção dos conselheiros, como a aprovação da ata da reunião anterior, comunicação da mesa, apresentação e apreciação do novo organograma do clube, de uma forma bem simples, será útil para intensificar o trabalho e fiscalizar a gestão do clube, e a homologação e posse dos Conselheiros natos, que farão parte do Conselho Consultivo. Na ocasião, tomaram posse André Monteiro de Fázio, Esmeraldo S. Tarquínio C. Neto, Fernando Gallotti Benavides, Florival Amado Barleta, José Costa Teixeira e Marcelo Pirilo Teixeira.

A reunião do Conselho também deixou claro que o Santos, para equilibrar suas finanças, terá que vender mais jogadores, e aí poder quitar dívidas com o INSS e IRPF, que já foram parceladas e não foram pagas, e estão gerando bloqueio de direitos televisivos. Na ocasião, o presidente Andres Rueda, de uma forma muito sensata, explicou a real situação da saúde financeira santista, e afirmou que outras vendas serão feitas, podendo inclusive enfraquecer o elenco, e que não se deve esperar contratações de grande monta, já que a atual necessidade é diminuir a folha de pagamento mensal.

Com a pandemia, as receitas são escassas e as dívidas são muitas. Sobre a contratação do novo treinador, no momento a saída é um técnico de pouco investimento, com contratações pontuais e baratas para o elenco, além de trabalhar de forma intensa na base, para revelar novos nomes, e buscar novas parcerias e patrocínios, além de ações pontuais, como foi o caso da Fortinite, na final da Libertadores.