Se um vai embora, a BASE sempre oferece outro na Vila

Desde sempre no Santos é assim, se um jogador é vendido, a base sempre oferece outro, ainda mais em tempos de crise financeira como este. Com x saída do zagueiro Felipe Aguilar para o Athletico, a base de imediato oferece o Menino da Vila, Wagner Leonardo, de 20 anos, destaque das categorias de base do Santos, capitão do Sub-20 e, agora a disposição do técnico Jesualdo Ferreira no time principal, que tem Lucas Veríssimo e Luan Peres como titulares do setor r Luiz Felipe, como reserva imediato. O setor também conta com o jovem Alex, também da base santista.

A jovem promessa pode inclusive ter o caminho encurtado até o time titular. O zagueiro Luan Peres, titular absoluto de Jesualdo Ferreira está por empréstimo no Santos até dezembro, e seu passe pertence as o Brugge, da Bélgica, e sua compra em definitivo é um custo muito alto, segundo a diretoria santista e, vendo este cenário, o Menino da Vila quer estar preparado para a chance. Em entrevista ao UOL Esporte, o zagueiro falou sobre o atual momento.

“Eu acredito que as coisas acontecem no tempo de Deus. Tudo tem seu momento e a hora certa. A oportunidade virá, então, mato um leão por dia para estar o mais preparado possível para que eu possa corresponder à altura e dar muita alegria ao Santos, que o foi o clube que me formou”. O zagueiro pode ser também uma espécie de coringa para Jesualdo, por ser versátil e atual como lateral esquerdo e também primeiro volante, considerando que na esquerda, o Peixe tem apenas Felipe Jonathan e o volante Alison se encontra no Departamento Médico, se recuperando de lesão no joelho.

Wagner ainda fala sobre sua trajetória nas categorias de base do Santos, onde demonstrou sua versatilidade, e o que pode ser útil ao elenco. “Nas categorias Sub-13 e Sub-15 atuei algumas vezes de lateral esquerdo, como se fosse um terceiro zagueiro, muito usado na Europa. Antes de subir para o profissional, estava atuando bastante como volante, no sub-20. Atualmente, nos treinamentos, o professor Jesualdo tem me colocado como lateral esquerdo para suprir a necessidade. São duas funções que sei fazer, mas claro a função que mais me identifico, sem sombra de dúvidas, é de zagueiro”

Desde muito cedo no Santos, Wagner chegou ao Peixe com 10 anos de idade, inicialmente como meia, e foi revelado pelo ex-treinador das categorias de base do Santos, Fernando Ballio, quando durante seus treinamentos, o posicionou recuado, como zagueiro, e onde o jogador se destacou e firmou de forma incontestável. “Cheguei ao Santos através do Flávio Antunes, ex-jogador do Santos. Desde o sub-7 eu jogava na escolinha que existe até hoje, chamada ‘O Grande Lance’. Ele me levou para o Santos em 2009, quando tinha apenas 10 anos. Cheguei como meia, porém não tinha zagueiro e o treinador, Emerson Ballio, perguntou se eu queria jogar de zagueiro. Ballio me conhecia desde os 6 anos, quando foi meu professor de futebol no colégio. Aceitei a sugestão e fiquei de zagueiro”.

Atuando pela zaga, Wagner não perdeu não perdeu a classe de meio campista e, nas duas últimas temporadas anotou dez gols, sendo peça fundamental nas categorias de base do Santos, com um futuro mais que promissor no time principal.

(Foto: Santos FC)