Será o Jesualdo o culpado do início preocupante da temporada santista?

Após quatro jogos na temporada, a torcida santista já está preocupada. A chegada do novo treinador ao Peixe, trouxe um estilo de jogo diferente do anterior, quando o time era comandado por Jorge Sampaoli. Enquanto Sampaoli tinha um estilo de jogo com muita intensidade e ofensividade, o português Jesualdo também presa a ofensividade, porém com uma cadência maior que o antecessor.

Na temporada passada, na mesma quarta rodada, o Santos foi goleado pelo Ituano, pelo surpreendente placar de 5 x 1, e o que se viu naquela ocasião, foi a torcida defender o treinador e detonar a estreia do zagueiro Felipe Aguilar. Já contra o Corinthians, Jesualdo em seu primeiro clássico teve ‘apenas’ 9 desfalques (Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar, Madson, Alison, Sanchez, Arthur Gomes, Marinho, Eduardo Sasha e Yeferson Soteldo), sendo que pelos menos seis titulares (Lucas Veríssimo, Alison, Sanchez, Marinho, Eduardo Sasha e Yeferson Soteldo). Com todos os problemas, o que se viu foi um Santos que jogou com três volantes no meio campo, sem criatividade alguma e sem acionamento do ataque.

Agora, vem a pergunta que não quer calar: “A culpa e do Jesualdo?” Não tenho dúvidas em afirmar que não. O treinador ainda não pôde contar com o melhor do elenco santista. O português não completou trinta dias a frente do Santos, e em quatro jogos, tem 2 vitórias, um empate e uma derrota, o que para um início de temporada, não é nada fora do normal. Para 2020, a diretoria santista não fez grandes contratações, e teve apenas a chegada de Raniel e Madson, enquanto viu ir embora Jorge, Victor Ferraz e Gustavo Henrique, todos titulares na temporada passada, além de Vanderlei, que foi titular no início da temporada. A diretoria ainda sofre para poder negociar jogadores como Cueva e Bryan Ruiz que oneram em muito a folha salarial santista, e não fazem parte dos planos de Jesualdo, na sequência do seu trabalho.

Agora, para a temporada 2020, resta saber se a atual diretoria terá paciência como foi em 2020, para deixar o português trabalhar e implementar sua filosofia de trabalho, pois no ano passado, Sampaoli acumulou três eliminações em mata-mata e foi engrenar o time apenas no segundo semestre, e teve muitos pedidos de contratações atendidos, ao todo foram 14 jogadores contratados, com quase 100 milhões investidos. É aguardar para ver.

Filipe Dias

Editor-chefe do MF. Paulista de São Paulo, Mineiro de Guaxupé, fundador da GuaxuPeixe, Torcida do Santos em Guaxupé e Setorista do Santos FC.

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025