Volta aos treinos depende de anúncio do Governo de SP
Há mais de dois meses sem atividades, a ansiedade e necessidade de retorno do futebol é aguardada por diretores, dirigentes, jogadores e torcedores dos clubes. A diretoria santista também aguarda o pronunciamento do governador de São paulo, João Dória Jr, que deve acontecer na próxima quarta-feira, com pacote de medidas que serão tomadas a partir da próxima semana. Inicialmente, a quarentena do estado de São Paulo tem previsão de acabar no dia 31 e para os clubes, resta aguardar a liberação para retomar as atividades no dia 1º de junho.
Em entrevista a Globonews, o governador paulista dá a entender claramente que a quarentena deve se manter na próxima semana, porém com modificações e algumas liberações. “Nós teremos uma nova quarentena. Não é imaginável que possamos não ter uma nova quarentena a partir de 1º de junho, mas será uma quarentena inteligente. Ela vai levar em conta toda a regionalização de São Paulo, no interior, capital, região metropolitana e litoral. A decisão não será homogênea. Até agora foi porque precisava ser. Agora, podemos fazer heterogênea, seguindo orientação do comitê de saúde. Áreas que definam flexibilização cuidadosa e em etapas, serão levadas em consideração. onde não puder, não será.”
Além do Santos, os clubes da capital também aguardam que os treinos sejam liberados a partir da próxima semana, com protocolos feitos para o futebol, e devem seguir o modelo feito na Alemanha, que já voltou às atividades de suas competições, onde há duas semanas retornaram às atividades, sem a contaminação de nenhuma pessoa envolvida até o momento.
A volta das atividades, não quer dizer ainda a volta das competições, longe disso no atual momento. Inicialmente, os treinos devem ocorrer em grupos menores, com materiais individuais, e aos poucos, deve acontecer uma evolução, de forma lenta. A expectativa é que o Campeonato Paulista, que parou na 10ª rodada retorne entre a primeira e segunda semana de julho, com partidas de portões fechados, e locais escolhidos no interior do estado, onde tenha-se menores números de casos de Covid-19.
(Foto: Santos FC)
