Ruan Carlos Gomes, ou somente Ruan, é um atacante de 27 anos que pertence ao São Bento de São Paulo. O jogador chegou ao clube em 2019 após ter passado a temporada daquele ano defendendo o Caxias. Ele, também, passou 40 dias treinando no Paysandu do Pará. Mas, os paraenses não quiseram fechar a negociação em definitivo com o atleta, fazendo que o natural do Rio Grande do Norte mudasse para o futebol paulista. E essa contratação foi uma indicação de Léo Condé, atual técnico do Novorizontino.
O jogador iniciou sua carreira nas categorias de base do Sport, até que em 2009 alcançou o elenco profissional, e ficou na equipe pernambucana até 2012. “Comecei em um gigante do nordeste e ali tive a oportunidade de jogar com grandes atletas que me ensinaram muito sobre como é fazer futebol profissional”, afirmou Ruan. Após esse período, o atacante carrega no currículo passagem por mais de 10 clubes brasileiros, incluindo o elenco sub-20 do Grêmio. E conquistou o Campeonato Gaúcho.
Ruan teve a oportunidade de jogar em todas as regiões brasileiras, mas o futebol que ele mais admira pertence ao Norte e Nordeste, mas não pela qualidade técnica ou visibilidade e sim pelo amor que os torcedores dos clubes desses locais têm pelo esporte e pelas equipes: “Os torcedores não gostam, eles amam”, afirmou o atacante. Ele acredita que a visibilidade para o futebol desses dois cantos do Brasil necessita de uma maior atenção e cuidado, pois o potencial dos jogadores e times são grandes.
Vale ressaltar que a pressão no futebol em todas as regiões brasileiras é natural. Essa pressão é o que move o esporte não só no Brasil. Mas, Ruan afirma que administrar a situação, pois não é só dos clubes que ela vem, mas também dos torcedores, depende da cabeça e maturidade de cada jogador e da comissão técnica.
O jogador natural do Nordeste teve a oportunidade de jogar entre os melhores do Brasil, na Série A. Ao todo, foram duas oportunidades, mas o fato de estar atualmente jogando é um atrativo maior para ele. Independente que seja Série D ou outra categoria, Ruan acredita que o importante não é em qual clube ou qual divisão o atleta atue, mas sim estar ativo no futebol e seguir caminhando para alcançar os seus objetivos.
“Eu sou um atleta muito feliz e satisfeito com tudo o que eu fiz na minha carreira até aqui”, revela Ruan. O atacante é uma das peças principais da equipe comandada pelo técnico Doriva. No Paulista Série A2 2020, ele terminou a competição com 5 gols. E deseja seguir aumentando seus números. No Campeonato Paulista de 2021, a equipe do São Bento fez apenas uma partida, então ainda há muitas oportunidades para o nordestino balançar as redes.
O atacante já teve a oportunidade de jogar na área defensiva, foram poucos minutos em apenas dois jogos, mas é complicado pois mudar de posição requer inteligência; versatilidade e capacidade de se reinventar devido as peculiaridades de cada função dentro de campo. Em 2020, Ruan foi o vice-artilheiro do São Bento com 5 gols. Mas, perdeu os últimos quatro jogos da temporada por conta de contusão. Mas, o jogador está recuperado e atuando pela equipe. E assim, o jogador voltou aos gramados animado para jogar pelo time. Além disso, diz que a felicidade no clube paulista e a superação de obstáculos será importante para o seu desempenho nas competições.
Foto de capa: São Bento
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…