Após 33 anos, São Paulo pode ser eliminado na fase de grupos

Nesta terça-feira (22), o São Paulo enfrenta a LDU, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores da América. O clube ocupa a terceira colocação no grupo D, seguido de River Plate, em segundo (com também 4 pontos), e a LDU que lidera o grupo com 6 pontos.

O Tricolor paulista chegou à semifinal da Libertadores em 2016 sendo eliminado pelo campeão daquela edição, Atlético Nacional, já se passando 5 anos daquela fatídica eliminação.

O clube do Morumbi não disputou a competição continental nas edições de 2017 e 2018. No brasileiro do último ano citado o São Paulo ficou na 5ª colocação e garantia a vaga para a pré-Libertadores, onde ficou definido, por sorteio, que enfrentaria a equipe do Talleres-ARG. Nesse sentido, já são duas temporadas sem brigar pela “Lá Glória eterna” e o retorno do tricampeão continental neste ano não foi nada agradável.

Depois da eliminação vexatória, logo no primeiro confronto do mata-mata, o São Paulo ia para sua terceira temporada sem jogar uma fase de grupos de Libertadores.

Retornando para a competição no caótico ano de 2020, o clube já se complicou logo em seu primeiro confronto na fase de grupos no qual foi batido pela modesta equipe do Binacional-PER. Dessa forma, colecionando fracassos e com chances iminentes de ser eliminado na fase de grupos da atual competição – algo que não acontece desde 1987 -, o Tricolor vai juntando seus cacos para conseguir uma boa pontuação em 2 jogos fora de casa (LDU e River Plate) e, assim, poder angariar uma vaga nas oitavas de finais da CONMEBOL Libertadores.

E é nesta noite, às 21:30 horas do horário de Brasília, que o Tricolor praticamente define sua vida na competição. Será que o Clube da Fé vai conseguir uma vitória jogando em Quito e respirar novamente na Liberta? Ou será que uma eliminação na fase de grupos, 33 anos depois, vai ser a próxima marca negativa na prateleira São-Paulina?