|

Gonzalo Carneiro tem pena reduzida e pode ser reintegrado ao elenco do São Paulo

O São Paulo pode ter o reforço de um velho conhecido: o atacante uruguaio Gonzalo Carneiro! O atacante de 24 anos, teve sua pena por doping reduzida e está livre para voltar ao elenco tricolor.

Entenda o caso

Carneiro testou positivo para cocaína em exame antidoping realizado na partida contra o Palmeiras, pela primeira fase do Campeonato Paulista. O exame foi realizado pela Federação Paulista de Futebol, que enviou o teste para a Associação Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), o exame apontaria a presença de benzoilecgonina, um metabólito da cocaína, em seu organismo.

Por causa do ocorrido o atacante começou a apresentar sintomas de depressão, o empresário Pablo Bentacur, disse à rádio uruguaia Sport 890 que o jogador já estava em depressão: “Gonzalo ficou oito meses sem jogar no São Paulo (foi contratado enquanto se recuperava de uma lesão no púbis) e isso o afetou, o levou a uma profunda depressão, da qual era muito difícil sair. Lugano me comentou que várias vezes quis ajudar, levando-o a especialistas, mas ele se fechava, não ia”.

Em junho teve a contraprova, que confirmou o uso e manteve a suspensão preventiva, então o São Paulo decidiu suspender o contrato (que era válido até 2021). Com isso o clube parou de pagar o salários e o uruguaio voltou ao seu pais de origem.

Em outubro teve a confirmação da suspensão! O TJD-AD julgou e o puniu com dois anos de suspensão. Como a pena passa a contar a partir do dia da coleta, ele estaria livre a partir de 15 de março de 2021.

Recuperação e redução da pena

O duro golpe da suspensão fez o uruguaio buscar forças para se recuperar da depressão e largar droga para tentar retornar ao futebol.

Os empresários do jogador o levaram para uma clínica de reabilitação em Porto Alegre, em novembro do ano passado. Lá, o atacante passou cerca de 45 dias em tratamento e avançou no tratamento.

No final de dezembro, Gonzalo retomou os treinos no Sindicato de Jogadores do Uruguai, estava disposto a recuperar a forma física. Apesar do contrato suspenso, o São Paulo por meio do diretor Lugano sempre esteve de olho no atacante.

A iniciativa do atacante de se recuperar foi vista com bons olhos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem e com isso teve sua pena reduzida de 24 meses para 12 meses, sendo o final da pena no dia 15 de março de 2020.

Carneiro treinando com outros atletas sem contrato no Sindicato de jogador do Uruguai.
Foto: Mutual Uruguaya de Futbolistas Profesionales

Com a redução da pena ele já pode ser reintegrado ao elenco tricolor e será avaliado pelo técnico Fernando Diniz.

Gonzalo Carneiro ainda não conseguiu emplacar uma boa fase no São Paulo. No total, desde o ano passado, ele disputou 24 partidas pelo time e marcou apenas um gol. O seu auge foi na semi final do Paulistão 2019, contra o Palmeiras, onde ele fez um gol de cavadinha nas cobranças de pênaltis.