A terceira passagem de Hernanes no São Paulo já era esperada com ansiedade pelos torcedores do Tricolor. A saída do meia no começo de 2018 após fazer uma grande campanha que salvou o clube paulista do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2017 aumentavam as expectativas dos são-paulinos.
Naquela temporada Hernanes chegou ao São Paulo com o clube estando na zona de rebaixamento, e com a alcunha de salvador da pátria, o profeta fez “chover” naquele segundo turno do Brasileirão, manteve o Tricolor paulista na primeira divisão e ainda de quebra levou o prêmio Bola de Prata daquela edição.
Àquela que marcaria a segunda passagem do meia pelo clube tiveram números bem interessantes: em apenas 19 jogos, marcou 9 gols e teve média de 0,47 por partida – quase um gol a cada dois jogos. Vale ressaltar que Hernanes ainda colaborou com 3 assistências naquele campeonato.
Mas aí veio o ano de 2018 e devido a uma cláusula no contrato de empréstimo o jogador teve de retornar ao futebol chinês onde tinha contrato vigente com o Hebei China Fortune, clube que havia apenas emprestado o atleta para o São Paulo.
Como já era de se esperar Hernanes retornou ao Tricolor um ano depois e, dessa vez, em definitivo com um vídeo bem extrovertido gravado pela SPFCTV onde mostrava o jogador em uma praia e dizendo as seguintes palavras: “definitivamente eu estou aqui!”
E assim começava a terceira passagem do profeta pelo São Paulo, porém aquele intervalo de apenas uma temporada parece ter transformado Hernanes em um outro jogador. Logo de cara veio a frustrante eliminação para o Talleres-ARG na pré-Libertadores e aos poucos a esperança que Hernanes poderia ser o mesmo de 2017 foi ficando cada vez menor.
No decorrer da temporada 2019 o jogador sofreu com várias lesões e não conseguiu firmar sua vaga na equipe titular nem de Cuca e nem de Fernando Diniz. Em 2020 as coisas se repetiram e Hernanes pouco fez até aqui.
Os números do jogador nesta terceira passagem são bem discretos. Somando as duas temporadas (2019/20) Hernanes têm 35 partidas, sendo apenas 10 na atual temporada e quatro como titular. Nesses 35 duelos, o jogador marcou apenas 3 gols, com média de 0,08 gols por jogo e tendo apenas 4 assistências.
A pergunta que o torcedor do Tricolor se faz é: o que aconteceu com o Hernanes de 2017 e por que um intervalo de apenas uma temporada (2018) trouxe um jogador tão diferente a partir de 2019?
A resposta pode estar nas lesões ou se o meia sentiu a intensidade do futebol brasileiro em relação ao Campeonato Chinês. Só o tempo poderá nos mostrar se aquele Hernanes de outrora ainda existe ou se os maus desempenhos são um indicativo de um jogador em fase final de carreira.
Foto: @SaoPauloFC
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.