|

Rio Grande do Sul: a terra que o São Paulo quase nunca se dá bem

O São Paulo não tem boas recordações com o Rio Grande do Sul em mata-matas no século XXI. No total, foram quatrovisitas ao estado, três vezes em confrontos de Libertadores e uma pela Copa do Brasil, em todas elas resultaram na eliminação do clube paulista.

Em 2006 o São Paulo sofreu uma traumática derrota na final da competição continental, onde após um resultado negativo jogando no Morumbi (1 a 2), o Tricolor apenas empatou em 2 a 2 com o Internacional no Beira-Rio – resultado que deu o título inédito aos vermelhos de Porto Alegre.

Na temporada seguinte o São Paulo voltou a visitar a Terra dos Pampas, dessa vez para enfrentar o lado azul. Em partida válida pelas quartas de final, depois de uma vitória pelo placar mínimo jogando em casa o Tricolor foi ao Olímpico duelar com seu coirmão sulista. Apesar de contar com uma vantagem no jogo de ida, a volta terminou com o placar amargo de 2 a 0, e, com isso, o Grêmio eliminou a equipe de Muricy Ramalho – sendo novamente infeliz em terrenos gaúchos.

Em 2010 o São Paulo chegou as semifinais da Libertadores da América, mas novamente apareceu no caminho um time de Porto Alegre. O Colorado teve a vantagem de decidir em casa e o Tricolor paulista foi desclassificado. Bastou uma vitória magra do Inter no Beira-Rio e um gol qualificado no Morumbi para mesmo com a derrota por 2 a 1, a vaga ficar com o Inter.

Para não dizer que o São Paulo não venceu nenhuma vez jogando em terras gaúchas, ainda durante esse século o Tricolor superou o Juventude no Alfredo Jaconi por 1 a 0, em 2016. Mas acontece que o São Paulo havia perdido para a equipe de Caxias dentro de seus domínios e tomando dois gols fora de casa, ou seja, mais uma vez sendo eliminado por um time gaúcho, porém sendo agora por uma equipe do interior sul-rio-grandense.

Mais de 10 anos se passaram e o São Paulo voltará a disputar um mata-mata em Porto Alegre. O Grêmio está pelo caminho e, agora, a partida não será válida pela Libertadores, e sim pela Copa do Brasil – competição essa que o Tricolor gaúcho é pentacampeão.
Portanto, o resiliente Fernando Diniz terá outro tabu pela frente: fazer o São Paulo voltar a vencer um confronto eliminatório jogando no Rio Grande do Sul. A partida começa hoje, às 21h30, na Arena do Grêmio.

Será que o Tricolor paulista irá conseguir acabar com essa marca negativa?

Foto: Acervo Digital/São Paulo Futebol Clube