Das minas ao topo: Conheça a história do FC Schalke 04, clube hepta campeão alemão

Foto: FC Schalke 04

O Fußball-Club Gelsenkirchen-Schalke 04, conhecido popularmente como Schalke 04, é um clube de futebol alemão. O clube possui sede na cidade de Gelsenkirchen, no Vale do Ruhr.

História

O Shalke 04, fundado em 4 de maio de 1904 (116 anos), teve origem em um grupo de garotos de 14 e 15 anos, que tinham a intenção de jogar futebol. Era denominado como Westfalia Schalke. Até o ano de 1924 o clube utilizava as cores vermelha e amarela, mas que foram alteradas para o azul e branco, no ano em questão.

Schalke 04

Contudo, o Schalke se tornou um dos clubes mais populares da Alemanha, muito por, na época, vários de seus jogadores serem mineiros. Estes jogadores trabalhavam em uma cidade em que a mineração foi fundamental para o seu desenvolvimento. Além disso, até os dias de hoje, os jogadores do clube fazem visitas as profundezas das minas. Tais visitas possuem o intuito de manter proximidade à história do Schalke e de seus torcedores.

A relação do Schalke com as minas é tamanha que o clube é conhecido, em um de seus apelidos, como ”Die Knappen” (Os Mineiros, em português). Entretanto, no alemão, o termo refere-se ao mineiro que terminou com êxito o aprendizado da profissão.

Mas, o primeiro registro oficial como clube se deu apenas em 1909, cinco anos após sua fundação. Contudo, para participar das competições, o clube se associou ao Turnverein 1877 Schalke, que já fazia parte da Associação Ocidental Alemã, em 1912. A aliança se estendeu por 12 anos e, após o período, houve a separação e o clube foi batizado como FC Schalke 04.

Após atritos com a associação que organizava os campeonatos alemães da época, o clube ascendeu às divisões existentes. O Schalke deixou os campeonatos do distrito de Ruhr, passou pelos embates do oeste do país e alcançou o cenário nacional. Entre 1933 e 1942, o clube chegou em nove finais de Campeonato Alemão.

Conquistas nacionais

Em 1934, o Schalke conquistou o primeiro de seus sete títulos alemães. Curiosamente, todos os títulos alemães do clube foram conquistados antes da instituição Bundesliga passar a administrar a competição nacional – fato que teve início no ano de 1963.

Schalke 04
FC Schalke, campeão nacional em 1937.
Foto: FC Schalke 04

Os seis títulos seguintes vieram nos anos de 1935, 1937, 1939, 1940, 1942 e 1958. Na conquista de 1939, o Schalke foi campeão com a maior vantagem em uma decisão disputada no país, quando derrotou, por 9 a 0, o Admira Viena.

Contudo, na década de 1980, o Shcalke viveu o pior momento de sua história, onde acumulou resultados ruins e foi rebaixado três vezes em um curto período de tempo. Com isso, a recuperação da equipe só foi ocorrer na temporada 1990/91, quando retornou para a Bundesliga e estão, até os dias de hoje. de forma ininterrupta.

Sagrando-se tantas vezes campeão em um curto período, o clube atingiu o status de um dos clubes mais populares do país, fato que se estende até os dias de hoje. Pode-se citar como exemplo a temporada 2004/05 da Bundesliga em que, apesar de terminar na quarta colocação, o clube teve uma média de público de 61.387 torcedores. Considerando que o estádio do clube (Veltins Arena) possui capacidade para 61.481 espectadores, o feito é ainda mais admirável.

Foto: Schalke 04
Conquistas internacionais

Na década de 1990, quando tentava se reafirmar no cenário nacional, inicialmente o Schalke não obteve sucesso em títulos. Seguiu brigando contra o rebaixamento e se contentando com posições de meio de tabela. Sofrendo com trocas de gerentes e presidentes, a equipe se recuperou na temporada 1995/96.

Comandada por Jörg Berger, a equipe ficou na terceira posição na Bundesliga. Consequentemente, se classificou para a Copa da UEFA da temporada seguinte. Foi nela, na temporada 1996/97 que o clube chegou em sua primeira conquista internacional. Entretanto, Berger não iniciou bem a competição e, após doze jogos, foi substituído pelo holandês Huub Stevens, que ficou no clube até 2002.

Stevens levou o Schalke ao título inédito com grande protagonismo de Marc Wilmots, que marcou cinco gols na competição, sendo um diante da Inter. Além disso, sacramentou a vitória por 4 a 1, nos pênaltis, em pleno Giuseppe Meazza. A equipe também eliminou Roda JC, Trabzonspor, Brügge, Valencia e Tenerife.

FC Schalke, campeão da Copa da UEFA 1996/97
Foto: FC Schalke

Já na Champions League, a melhor campanha se deu na temporada 2010/11. Comandado por Ralf Rangnick, o Schalke passou por Valencia e Inter de Milão antes de atingir a melhor campanha da história do time na competição, quando acabou eliminado nas semifinais pelo Manchester United. Mesmo sem o título, a campanha é memorável para os torcedores do time.

Nova ascensão no cenário nacional

O Schalke voltou a ter sucesso nacional nas temporadas 2000/01 e 2001/02, onde foi bicampeão da Copa da Alemanha, quando derrotou o Union Berlin e o Bayer Leverkusen, respectivamente, nos jogos finais, totalizando quatro títulos da DFB Pokal. A equipe, desde então, passou a ter mais frequência em competições internacionais – como a Liga Europa e Champions League -, fez boas campanhas na Bundesliga, mas não teve grandes conquistas.

A virada de chave veio na temporada 2010/11. Após bela campanha na Champions League, já citada, a equipe foi coroada ao fim da temporada, em Berlim quando venceu o Duisburg por 5 a 0 e levou consigo para Gelsenkirchen sua quinta DFB-Pokal. O Schalke é o terceiro maior vencedor da competição, com cinco títulos. Fica atrás do Werder Bremen com seis conquistas e do Bayern de Munique, maior vencedor com 19 títulos.

A conquista deu ao Schalke o direito de disputar a Supercopa da Alemanha na temporada 2011/12, quando se sagrou campeão após vencer, nos pênaltis, o Borussia Dortmund, agregando mais um título à sua rica história.

Foto: FC Schalke 04

Foto de capa: FC Schalke 04