Às vésperas da copa, Brasil vence a Alemanha
Em amistoso de preparação antes da Copa do Mundo, o Brasil foi à campo contra o mesmo adversário do histórico 7×1. O time comandado por Tite chegou a sofrer, mas saiu com a vitória graças ao gol marcado por Gabriel Jesus.
Como Já era de esperar, o jogo foi bem equilibrado. A Alemanha não estava com todos os seus titulares, porém muitos jogadores que jogaram a copa das confederações (e jogaram bem), estavam no time escalado por Joachim Löw, que mesclou estes com alguns velhos conhecidos pelo torcedor (brasileiro também). A Alemanha tentou impor o seu jogo e explorou bastante a bola aérea, que tinha Mario Gómez como principal objetivo e tal jogada se repetiu muito porque o time alemão sabia bem como usar os lados do campo e os laterais brasileiros não são exatamente focados na parte defensiva. O Brasil enfrentou certas dificuldades e demorou um pouco para se encontrar no jogo, apesar de suportar bem os ataques do adversário. Ao se situar melhor na partida, os brasileiros foram equilibrando o jogo, causando dificuldade também na defesa alemã, não tão acostumada com os velozes atacantes brasileiros. A postura das duas equipes acabou dando a impressão do que seria um jogo de Copa do Mundo, com defesas trabalhando bastante e uma briga no meio que acaba sendo decisiva para o ritmo do jogo fluir e assim como em Copa do Mundo, uma partida de futebol passa a ter um foco ainda maior em lances, certas jogadas que, a princípio, parecem não fazer grande diferença, mas que após o apito final, ganham um peso gigante, como dois lances protagonizados por Gabriel Jesus: No primeiro, uma bola recebida com ele em plenas condições de marcar, arrancando, limpando dois marcadores e, infelizmente, isolando a bola; porém, o futebol não é sempre injusto e nos mostrou a estrela de um menino que, na segunda oportunidade, não desperdiçou, cabeceando forte após o cruzamento de Willian e contando com a sorte, já que o goleiro Kevin Trapp não defendeu firmemente, para abrir o placar e, vários minutos depois, carimbar a vitória da seleção no reencontro após o 7×1.
Após marcar, o Brasil adotou uma postura mais cautelosa, administrando o resultado, enquanto a Alemanha passou a tentar agredir mais. Apesar disso, Alisson, sempre bem posicionado, pouco sofreu e pegou na maioria das vezes, com bastante tranquilidade os ataques do adversário. Vale destacar o bom jogo do zagueiro Thiago Silva, que foi bastante seguro, atento e eficiente na função e isso nas duas partidas amistosas da seleção. Defendendo mais do que se espera, o Brasil saiu com a vitória e, após vencer a Rússia por 3×0, já pode-se dizer pronto para encarar a Copa do Mundo. Ainda faltou se aproveitar melhor das surpresas convocadas, testar esses jogadores que nunca haviam sido ou pouco foram chamados, mas num geral, valeu o rendimento desse Brasil, ainda sem Neymar.
FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 0x1 BRASIL
Data-Hora: 27-03-18
Estádio: Olímpico de Berlim, em Berlim (ALE)
Árbitro: Jonas Erickson (Fifa/SUE)
Assistentes: Mathias Klasenius (SUE) e Daniel Warnmark (SUE)
Público: 72.717 torcedores
Gol; Gabriel Jesus, 37’1ºT (0-1)