Conmebol suspende árbitros de Argentina x Brasil por erro cometido no clássico
A Conmebol suspendeu os árbitros do confronto entre Argentina e Brasil, da última terça-feira (16), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, por não ter recomendado a expulsão do zagueiro Otamendi após agressão ao atacante Raphinha.
A entidade determinou a punição para os uruguaios Andrés Cunha, árbitro de campo e o assistente de vídeo Esteban Ostojich, que comandava o VAR, por conta de ‘ignorar’ a cotovelada do defensor argentino no brasileiro aos 33 do primeiro tempo. A decisão, aos olhos da Conmebol, foi errada por parte da arbitragem.
O áudio da conversa entre Andrés e Esteban na checagem da possível expulsão foi divulgado e o comandante do árbitro de vídeo julgou o lance como “intensidade média”, considerou falta e recomendou apenas o cartão amarelo. Confira:
“Eu considero que aqui o golpe é com o antebraço no rosto, com intensidade média. Sim, no rosto. Isto me parece que é falta, para cartão amarelo. Não considero cartão vermelho”, disse Esteban.
O lance gerou grande repercussão tanto nas mídias brasileiras e argentinas, quanto mundial. A não expulsão de Otamendi foi bastante criticada por torcedores que acompanhavam o clássico.
Com o empate, a Seleção da Argentina conseguiu a classificação matemática para a Copa do Mundo de 2022 no Catar. Vale lembrar que a Seleção Brasileira já estava classificada desde a vitória sobre a Colômbia na última rodada.