FIFA toma medida contra clubes da Premier League e oito jogadores brasileiros serão desfalques no final da semana

A CBF acionou uma regra na FIFA e oito jogadores serão impedidos de atuar por seus clubes neste fim de semana. A medida afetará Liverpool, Manchester City, Chelsea, Manchester United e Leeds United.

Segundo informa a BBC, os jogadores que não foram liberados para as Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar podem ser banidos por cinco dias. A decisão vai de 10 a 14 de setembro e vem após a CBF solicitar as proibições depois da Premier League impedir a convocação de atletas para as seleções que os países estejam na lista vermelha da Covid-19, pois teriam que cumprir 10 dias de isolamento exigido pelas regras do Reino Unido.

Nesse sentido, jogadores como os goleiros Alisson e Ederson, o zagueiro Thiago Silva, o meio-campista Fabinho e os atacantes Firmino, Richarlison, Gabriel Jesús e Raphinha perderão a próxima rodada da Premier League. Além disso, Thiago Silva, do Chelsea, e Fred, do Manchester United, não poderão jogar nas partidas de estreias de suas equipes na Liga dos Campeões na próxima terça-feira, contra o Young Boys e Zenit, respectivamente.

Apesar disso, entende-se que o Brasil não cobrou uma punição sobre o Everton para Richarlison ser impedido de jogar na próxima partida, contra o Burnley, por conta de nesse caso específico os Toffies terem liberado o atacante para a disputa dos jogos olímpicos de Tóquio, quando o regulamento não obrigava a liberação. Vale ressaltar que a regra acionada pelo Brasil vem depois de México, Paraguai e Chile terem impedido Raúl Jiménez, Miguel Almiron e Francisco Sierralta não estejam a disposição neste fim de semana.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, pediu anteriormente as autoridades britânicas que concedesse isenções aos atletas que tivessem compromissos por suas seleções nacionais, mesmo em países na lista vermelha. Apesar de ter sido negada a princípio, o órgão máximo do futebol continuará presionassando o governo do Reino Unido, visto que terão mais partidas de seleções em outubro e novembro.

Diante das equipes penalizadas, a Premier League pode conversar com as partes interessadas para solucionar este problema da melhor forma e seguir em frente, pois entende-se que seja mais adequado perder jogadores por no máximo dois jogos ao invés de 10 dias e o risco da preparação dos jogadores serem afetadas neste início de temporada.

.