|

Seleção Brasileira nunca perdeu para o Chile jogando em casa; veja os números

Brasil e Chile se enfrentam na próxima sexta-feira (2), pelas quartas de finas da Copa América. Pensando nesse confronto, nós do Mercado do Futebol separamos números interessantes desse duelo e que ressaltam o favoritismo da Seleção Brasileira.

No retrospecto geral, contando apenas competições oficiais, as seleções já se enfrentaram 72 vezes: são 50 vitorias para o Brasil (69%); 8 vitorias para o Chile (11%); além de 14 empates (19%). No último confronto, em 2017, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, os brasileiros venceram por 3×0, com gols de Paulinho e Gabriel Jesus (2).

Outro número que chama atenção, são os confrontos realizados em solo brasileiro, das 28 partidas, o Brasil venceu 21 (75%) e empatou as outras 7 (25%). Portanto, caso a Seleção Chilena queira seguir na competição, terá de quebrar esse tabu.

Nos títulos de 2015 e 2016, os chilenos sequer enfrentaram o Brasil. Já são quase quinze anos sem confrontos pela Copa América, o último encontro foi em 2007, também pelas quartas de finais. Na ocasião, a Seleção Brasileira saiu vitoriosa com um placar tranquilo: 6×1.

Apesar das estatísticas apontarem um enorme favoritismo da Seleção Brasileira, o confronto promete ser bem interessante. Nesta década, dos quatro troféus disputados, três estão nas mãos de Chile e Brasil. Além disso, as duas seleções terão de volta seus craques: Neymar (poupado no último jogo) e Alexis Sanchez (recuperado de lesão).

Foto: Lucas Figueiredo/CBF