Tite convocará na sexta a seleção para o início das eliminatórias em outubro

Depois de longas negociações, FIFA e Conmebol confirmaram na tarde desta quinta-feira, o início das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022, para outubro deste ano, sem modificar o formato da disputa, com jogos de ida e volta, e após as 18 rodadas, os quatro melhores classificados garantem vaga direta para o Mundial do Catar, enquanto quinto colocado, disputa repescagem com adversário a ser definido.

A estreia do Brasil será em casa, na Neo Química Arena no dia 9 de outubro contra a Bolívia, e volta a campo na segunda rodada, no dia 13, contra o Peru, em campo adversário. O técnico Tite deve fazer a convocação do time na sexta-feira, às 12h30, nos moldes da técnica Pia Sundhage, da Seleção Feminina, em uma sessão virtual, sem a presença de público ou jornalistas, e deve divulgar 23 ou 24 nomes, além de escolher um a mais para o lugar de Gabriel Jesus, que está suspenso na primeira rodada.

Até o início da semana, o início das eliminatórias era dúvida, mas após a reunião desta quinta-feira, a dificuldade estava em garantir a presença dos jogadores que atuam em solo europeu, o que foi ajustado entre Fifa e Conmebol, onde a entidade máxima do futebol informou que os países europeus não devem exigir quarentena dos jogadores que servirem suas seleções nos jogos das eliminatórias. Segundo Giane Infantino, presidente da Fifa, os protocolos serão seguidos. “A Fifa terá o protocolo sanitário pronto para as eliminatórias na próxima semana. Não há surpresa nele, está alinhado com o que já foi trabalhado”.

Para o presidente da CBF Rogério Caboclo, a notícia é de alta significância. “É uma notícia muito grata. Pro Brasil, significa muito poder o quanto antes, porque fazemos uma programação muito rígida, muito severa desde março, quando começariam as eliminatórias. Existe uma programação que deveria ser seguida e cada perda de data significa bastante pra seleção brasileira, então a confirmação da data pra nós significa o refazimento daquilo que estava pronto. Muito importante notícia.”

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)