Seleção Brasileira

Uruguai 1-4 Brasil

A Seleção Brasileira venceu de virada o Uruguai no estádio Centenário pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Um grande clássico sul-americano, visto como teste para o grupo do Tite, com isso, vai garantindo sua ida à Rússia.

O Brasil controlou muito bem o andar da partida, cadenciando, tocando bem a bola e sabendo a hora certa para o arremate. A estratégia de Tite estava muito clara contra os uruguaios que dependiam bastante de Cavani, por conta da ausência de Luis Suárez. Foi um Uruguai que pressionou bastante nos primeiros minutos e por isso, começou na frente.

Em sete minutos, Marcelo acaba recuando errado para o goleiro Alisson e resultou em pênalti no Cavani. O mesmo cobrou no canto esquerdo e abriu o placar. Parecia que o Brasil tinha sentido o jogo, mas continuou jogando como antes. Posse de bola, calma e movimentação. Minutos depois, Neymar com mais uma arrancada, aciona Paulinho no meio e de fora da área, chuta no ângulo, empatou. Já no segundo tempo, seis minutos, Firmino gira na marcação de Godín e chuta, Martín Silva espalma e Paulinho mais uma vez presente, virando. Nesse momento, os uruguaios foram pra cima e tentando aplicar mais seu estilo de jogo, com bolas aéreas e sendo bastante perigoso. Apesar da pressão, Neymar pela esquerda dá um toque de cobertura com grande categoria na saída de Martín. Deixando o jogo mais tranquilo. O Uruguai sem chances de pontuar, não oferecia mais algum perigo. Já no final, cruzamento de Daniel Alves e com o peito, Paulinho faz um hat-trick em pleno Centenário.

Deve ser destacado a grande fase do trio Paulinho-Casemiro-Renato Augusto. Um trio que se complementa, com segurança, inteligência e tática. Mesmo tendo dois que atuam no futebol chinês, com torcedores questionando, mostram o bom futebol que pede o professor.

Firmino substituindo Gabriel Jesus, era o nome mais próximo para a função de centroavante do estilo de jogo da Seleção Brasileira: Um 9 que se movimenta, busca o jogo e bom no passe. Todas as características possuindo o atacante do Liverpool, que faz muito bem no time do Klopp.

Pela primeira vez, a seleção de Tite teve que correr atrás do resultado e virar a partida.

Próximo jogo: Contra o Paraguai, na Arena Corinthians.

Era Tite:
7 jogos
7 vitórias
21 gols
2 sofridos

Patrick Manhães

20 anos, carioca. Estudante de jornalismo (UCB). Seguidor da filosofia futebolística tática. Torcedor do Manchester United. Amante do futebol bem jogado. Alérgico ao clubismo.

Últimos Posts

Promessa do Botafogo encerra ano de protagonismo na base e alcança primeira convocação para a Seleção

O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…

18 de dezembro de 2025

Portuguesa anuncia atacante formado no Inter e que estava no futebol espanhol, conheça

A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…

11 de dezembro de 2025

Com passagens por Vasco e futebol chinês, Jadson Cristiano é contratado pela Portuguesa-RJ

A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…

9 de dezembro de 2025