Giro MF da Série B – rodada 4

A rodada 4 do Campeonato Brasileiro Série B de 2020 durou quatro dias e terminou na noite dessa quinta-feira (20). A abertura foi no Alfredo Jaconi e o encerramento no Mineirão. O Paraná se manteve na ponta da tabela, a Chapecoense chegou ao G4, o Oeste não empatou e o Cruzeiro conheceu sua primeira derrota na segunda divisão. Apenas um jogo não aconteceu na rodada, por conta de casos positivos, Sampaio Corrêa e Figueirense não jogaram. A rodada 5 já começa nesta sexta-feira (21).

América-MG 0-0 Juventude

O Jaconero iniciou sua partida com duas jogadas perigosas de Dalberto e Hélder, após isso as lesões de Renato Cajá e Reynaldo pelo lado de Juventude deixaram o jogo mais equilibrado. O América Mineiro chegou no primeiro tempo com Juninho e João Paulo (quase gol olímpico). No segundo tempo, o Coelho voltou com Marcelo Toscano que fez a partida se movimentar mais e colocar várias chances do time mineiro abrir o placar. Porém, esbarraram na falta de pontaria.

Empate foi ruim para as duas equipes (Fernando Alves/AGIF)

Operário-PR 3-0 CSA

Em uma noite chuvosa em Ponta Grossa, o Operário-PR fez valer seu mando diante do CSA e venceu de forma categórica. O Fantasma abriu o placar somente no segundo tempo. O primeiro gol de Schumacher, de letra, após cruzamento na área. Em outro lance de cruzamento, dessa vez de escanteio, Mazinho desviou na primeira trave e fez o 2 a 0. O CSA chegou a acertar duas vezes o travessão, mas numa falha defesensiva, a bola sobrou para Lucas Batatinha dar números finais ao jogo.

Avaí 0-1 Botafogo-SP

O Leão da Ilha recebeu o Botafogo-SP, pela 4ª rodada da Série B. Ambas equipes precisavam da vitória, o Avaí que era o mandante vinha de folga, já que seu jogo da 3ª rodada foi adiado, mas necessitava do resultado para afastar a crise. O clube paulista tinha jogado em casa na rodada passada e perdido para o Guarani por 1 a 0. Então, precisava recuperar os pontos que havia deixado em casa. Os visitantes dominaram o jogo do início ao fim, apesar do primeiro tempo ter ficado no 0 a 0, o resultado mais justo seria 2 a 0 para o Botafogo-SP, que empilhou chances de gol e consagrou o goleiro avaiano Lucas Frigeri. Com um mais e já no segundo tempo, Elicarlos com uma bomba do meio da rua, fez gol que garantiu a vitória do Botafogo-SP.

Oeste 1-3 Ponte Preta

No duelo de paulistas da rodada, o time de Campinas era franco favorito e o jogo mostrou bem o porquê. A partida que aconteceu na Arena Barueri começou cheia de polêmicas, a Ponte Preta reclamou bastante de um pênalti não marcado e de um gol anulado, além disso depois de um escanteio duvidoso viu os rivais abrindo o placar com Kalil. Ainda no primeiro tempo o time de Campinas empatou depois de gol contra de Éder Sciola. A segunda etapa foi mais tranquila para os visitantes que fizeram 2 a 1 com João Paulo e ampliaram com Camilo de pênalti, ao fim 3 a 1 para a Ponte Preta.

Cuiabá 1-0 Confiança

No primeiro tempo, um duelo sem muitas inspirações. Reis foi o nome de destaque, pois chegou em três lances para o Confiança, além disso Auremir finalizou em jogada para o Cuiabá, mas tudo foi sem sucesso. No segundo tempo, aos 10 minutos, Anderson Conceição fez o gol da vitória cuiabana, mas vale lembrar que o time sergipano teve ainda algumas chances com Thiago Ennes, Renan Gorne e Italo. Porém, João Carlos saiu intacto na baliza.

Cuiabá venceu de local nesta rodada (Divulgação/Cuiabá)

CRB 1-0 Brasil-RS

A partida aconteceu no Estádio Rei Pelé e a pergunta é só uma: Hoje teve gol do Léo Gamalho? Teve! A partida foi bem dominada pelos donos da casa que terminaram com 66% de posse de bola contra 34% dos adversários, além disso o número de finalizações também foi bem maior para a equipe alagoana, 20 contra 6 do adversário. Apesar do grande domínio a partida teve apenas um gol, e foi dele, Leo Gamalho. O centroavante fez seu 4º gol no campeonato e assumiu a artilharia.

Guarani 1-2 Paraná

No jogo que fechava a rodada de terça-feira de noite da na Série B, o Guarani conseguiu sair na frente com gol de Bruno Sávio, entretanto contou com colaboração do goleiro Alisson. Após isso, mesmo com domínio dos mandantes (58% da posse de bola e 16×9 nas finalizações), os paranistas mantiveram a liderança virando o jogo com gols de Bruno Gomes e Jhony Douglas.

Vitória 0-0 Náutico

O Vitória recebeu o Náutico no Barradão. O time baiano tentou assumir o protagonismo do jogo, o que resultou numa maior posse de bola, mas na única oportunidade que conseguiu traduzir isso em gol, foi prejudicado pela arbitragem que anulou de forma equivocada. As duas equipes esbarravam na má pontaria dos seus atacantes e na falta de criação do time. O jogo terminou em 0 a 0, resultado ruim para ambas as equipes, mas ainda pior para equipe pernambucana que ainda não sabe o que é vencer na competição e está ameaçada pela zona de rebaixamento.

Cruzeiro 0-1 Chapecoense

De uniforme novo, o Cruzeiro recebeu a Chapecoense no Mineirão no último jogo da rodada. O jogo foi controlado pela defesa catarinense que não sofreu diante do pior desempenho da Raposa na era Enderson Moreira, em sete jogos, foi o primeiro jogo sem marcar gols. Anselmo Ramon, fazendo valer a ‘Lei do Ex’ abriu o placar aos 9 minutos do primeiro tempo após chute desviado pelo zagueiro Cacá. Vitória da Chape valeu a entrada no G4 com um jogo a menos.

Agradecimento do jogador da Chape ao final do jogo no Mineirão (Pedro Vale/ACF)

Classificação

O Paraná segue como líder da competição com dez pontos. Com oito pontos, o Operário-PR e fechando o G4, ambos com sete pontos, Cuiabá (com um jogo a menos) e Chapecoense (com um jogo a menos). Na sequência, também com a mesma pontuação, CRB e Juventude. Com seis pontos, estão Botafogo-SP e Vitória. Com cinco pontos e fechando a primeira parte, Ponte Preta e América. Os seis times com três pontos estão fora da zona de rebaixamento: Cruzeiro, Avaí (com um jogo a menos), Guarani, CSA (com dois jogos a menos), Brasil-RS e Náutico. Com dois empates, Oeste abre a zona. Confiança e Figueirense, ambos com um jogo a menos, têm um ponto. Na lanterna, também com jogo a menos, Sampaio Corrêa zerado.

Confira os jogos da rodada 5 do Campeonato Série B 2020:

Sexta-feira (21)

América e Oeste – 19h15 – Independência

Ponte Preta e CSA – 21h30 – Moisés Lucarelli

Sábado (22)

Avaí e Cuiabá – 11h – Ressacada

Náutico e Juventude – 16h30 – Aflitos

Botafogo-SP e Figueirense – 16h30 – Santa Cruz

CRB e Vitória – 19h – Rei Pelé

Domingo (23)

Brasil-RS e Sampaio Corrêa – 11h – Bento Freitas

Paraná e Operário – 11h – Durival Britto

Confiança e Cruzeiro – 18h – Batistão

Segunda-feira (24)

Chapecoense e Guarani – 20h – Arena Condá

Texto por: Caio RibeiroGabriel Neri, Jean LucasLucas MedeirosMarco SousaRoberto GattiTomaz Morais