Diretoria do Sport fará denúncia à CBF contra o Criciúma por xenofobia
A diretoria do Sport, representada pelo vice de competições Augusto Carreras, fará uma denúncia à CBF contra o Criciúma por conta de xenofobia. O caso teria acontecido após o apito final da partida entre as duas equipes no estádio Heriberto Hülse.
Segundo o clube, a delegação ouviu insultos xenófobos vindos da torcida adversária que estava atrás do banco de reservas. Os termos utilizados pelos torcedores não foram detalhados e estão fora da súmula do jogo.
No entanto, segundo a reportagem do globoesporte, alguns torcedores diziam “Brasil é Sul”, “vocês são lixo” e “vão embora”. O Sport, ainda segundo a reportagem, registrou imagens do ocorrido para identificar os gritos e rosto dos torcedores envolvidos. Além disso, fez o comunicado ao delegado da partida, Guilherme dos Santos Gomes, ainda dentro do campo.
O crime de xenofobia está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/89 – a Lei de Combate ao Racismo. Aqueles que cometem xenofobia estão sujeitos à reclusão de um a três anos e multa. Essa pena pode ser aumentada para reclusão de dois a cinco anos e multa, se o crime for cometido em redes sociais.
“O Sport tem imagens claras disso e vai comunicar a CBF e deixar que a CBF tome as providências que são necessárias para coibir esse tipo de comportamento.”, disse o diretor Augusto Carreras, em entrevista após a partida.