| | |

Sport pede adiamento de julgamento sobre a invasão de campo contra o Vasco

O Sport entrou com um recurso para pedir ao STJD que o julgamento devido a invasão de campo na partida contra o Vasco seja adiado. O evento ocorreu no dia 16 de outubro, na Ilha do Retiro, válido pela 35º rodada da Série B.

O julgamento está formalmente marcado para o dia 03 de novembro, na próxima quinta-feira. O Leão afirma que o resultado pode interferir diretamente na última rodada da Série B, já que a principal pauta da audiência seria a perda de pontos do Sport, assim, o Vasco ganharia essa pontuação e estaria matematicamente com o acesso da Série B, independente dos resultados da última rodada, enquanto o rubro-negro de Recife não poderia mais lutar pelo acesso de acordo com a matemática.

O vice jurídico do Sport, Rodrigo Guedes, se manifestou e foi um dos precursores nessa pedida de recurso para o STJD:

Estamos tentando que o julgamento seja adiado para depois da Série B para que ele não influencie na competição. Já demos entrada no pedido. Nós acreditamos que não teremos essa perda de ponto. Seria um absurdo, disse Rodrigo Guedes.

O Sport foi acusado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, além de infringir também o Regulamento Geral de Competições da CBF. As punições variam de ausência de público em jogo como mandante, penalidade financeira de até R$ 100 mil até a perda de pontos, já que a partida terminou em empate.

A partida aconteceu no dia 16 de outubro, na 35º rodada, na Ilha do Retiro. Os dois clubes precisavam da vitória, mas o Vasco, caso ganhasse, ficaria mais confortável na luta pelo acesso. A partida terminou com o gol de pênalti marcado por Raniel, que comemorou na frente da torcida local, iniciando assim toda a invasão. Ao todo, o jogo ficou paralisado por mais de 50 minutos e foi finalizado pelo próprio árbitro, que alegou falta de segurança para o término do confronto.

Caso a penalidade ao Sport não seja aplicada nesse fim de campeonato, apesar da dificuldade, o Leão ainda tem chances matemáticas do acesso. O time de Recife entra em campo na última rodada contra o Vila Nova, fora de casa. No momento, o Sport está com 56 pontos, e pode chegar a 59 caso ganhe, porém, o saldo de gols do clube não é o suficiente para o acesso, já que dependem dos resultados das outras partidas. Enquanto isso, O Vasco chega ”confortável” para a última rodada: apenas um empate contra o Ituano garante o acesso ao Gigante da Colina.