Judaísmo, glórias e seca de títulos: a história do Tottenham Hotspur

O Tottenham Hotspur tem uma forte ligação com o judaísmo, já viveu um período de glórias no futebol inglês e atualmente está numa ardilosa seca de títulos. O clube é um dos principais clubes da Inglaterra, participa do ‘Big Six’ e tem o Arsenal como seu maior rival. Mas que tal conhecer um pouco dessa linda história do Tottenham?

Fundação

Bobby Buckle e os jovens estudantes de Londres em foto antes de uma partida de Cricket. Foto: Paul Miles / Tottenham Hotspur

Antes de ser criado o clube de futebol, assim como hoje, já existia o Hotspur Cricket Club, que era um time de Cricket formado por estudantes de Londres. Esse mesmo grupo de estudantes, liderado por Bobby Buckle, primeiro presidente da história do time londrino, decidiram formar um clube de futebol. Assim, em 5 de setembro de 1882 nascia o Hotspur Football Club.

O Hotspur Football Club se tornou um clube profissional em 1885. Em 1894 o nome do clube foi alterado, agora para Tottenham Hotspur Football Club. A alteração de nome aconteceu devido a, na época, existir um outro ‘Hotspur‘, e isso acabava confundindo os torcedores ingleses.

O nome ‘Tottenham‘ se dá pela localização do clube, fundado no bairro de Tottenham, que fica ao norte de Londres. Esse bairro explica a forte ligação do clube londrino com a comunidade judaica, que era maioria no local. O judaísmo foi legalizado na Inglaterra apenas no século XXIV, e os judeus se concentravam em alguns locais em cada cidade do País, em Londres esse local era Tottenham.

Com a criação do clube, logo toda a comunidade abraçou o Tottenham e usava do clube para se divertir e esquecer um pouco da dura realidade na época. Grupos antissemitas ainda eram muitos fortes nos séculos XIV e XX, e muitos judeus foram perseguidos por conta disso.

O estádio White Hart Lane, casa do Tottenham antes da criação do Tottenham Hotspur Stadium e também mais histórico estádio do clube londrino em sua história, virou a casa de toda a comunidade judaica no futebol da Inglaterra. O estádio foi inaugurado em 1899 e demolido em 2017, para a construção do novo Tottenham Hotspur Stadium.

Primeiros anos de glórias

Imagem da final da FA Cup na temporada 1900/01. Foto: Getty Images

Os primeiros anos de glória do Tottenham Hotspur veio justamente na virada de século. Em 1899/00 o Tottenham conquista a Liga Sul e uma temporada depois, na temporada 1900/01, o clube conquista a tão sonhada e imponente FA Cup, vencendo a final em 3 a 1 contra o Sheffield United, sendo a primeira de sua história.

História do escudo, nome e apelido

O famoso galo do Tottenham sendo colocado no topo do White Hart Lane. Foto: Getty Images

A escolha do galo como símbolo do Tottenham tem relação com o nome ‘Hotspur’. O nome ‘Hotspur’, em sua tradução livre significa ‘Espora (de galo) quente’. O nome Hotspur vem do Sir Henry Percy, que em uma peça de Shakespeare, foi interpretado com o nome de ‘Harry Hotspur‘.

Além disso, o Sir Henry Perce, ou Harry Hotspur, tinha terrenos no norte de Londres e era um apreciador da Rinha de Galo. O apelido ‘Spurs’ vem da abreviação de ‘Hotspur’ e também significa ‘Espora de galo’. Em 1909 um ex-jogador, Willian James, fez uma grande estátua de um galo em cima de uma bola de futebol, a partir daí o Galo virou oficialmente o símbolo do Tottenham Hotspur.

Amistoso da Inglaterra contra a Alemanha Nazista

Alemanha Nazista no White Hart Lane. Foto: Getty Images

Em agosto de 1935, pouco antes da Segunda Guerra Mundial (iniciada em 1939), marcaram um amistoso entre a Inglaterra e a, na época, Alemanha Nazista. A curiosidade sobre esse amistoso é que ele foi marcado justamente no White Hart Lane, casa do Tottenham e da comunidade judaica, o que gerou revolta na época. O amistoso, mesmo com a revolta, realmente aconteceu no estádio White Hart Lane.

Com isso, pela primeira e única vez na história, uma bandeira com a suástica Nazista foi erguida no White Hart Lane. Mas a bandeira não durou muito tempo, já que há relatos que indicam que, antes do início da partida, um torcedor escalou o telhado, arrancando e rasgando a bandeira da Alemanha.

Os anos de glórias mais marcantes

Bill Nicholson, maior treinador da história do Tottenham. Foto: Reprodução/Tottenham Hotspur

O maior período de glória do Tottenham Hotspur acontece entre anos anos 50 e 70. Destaque para um jogador: Bill Nicholson. Bill atuou cerca de 346 jogos ainda como atleta e foi peça principal do primeiro Campeonato Inglês conquistado pelo Tottenham, na temporada 1950/51.

Bill Nicholson se transformou em treinador, e comandou o clube entre 1958 e 1974, conquistando 11 títulos no total, ele é considerado o maior técnico da história do Tottenham. Entre esses 11 títulos estão: três FA Cup (1960/61, 1961/62, 1966/67), ganhou também a primeira edição da Taça da UEFA, que originou a Europa League, em 1971/72 e um Campeonato Inglês, no ano de 1961, último da história do Tottenham.

Declínio e lampejos de sucesso

Steve Archibald na final da Copa UEFA na temporada 1983/84. Foto: Getty Images

Depois da saída de Bill Nicholson, o clube londrino começou um declínio em sua história, sendo até rebaixado para a segunda divisão inglesa em 1977. Conseguiu retornar no ano seguinte, mas fez campanhas fracas no Campeonato Inglês nessa época, tendo um lampejo de sucesso e títulos de vez em quando.

Um desses lampejos foi a conquista da sua segunda Copa da UEFA na história, na temporada 1983/84, em uma final nos pênaltis contra o Anderlecht. Além disso, em 1991 o Tottenham Hotspur se tornou o primeiro clube inglês na história a conquistar oito FA Cups. Atualmente o clube é o quarto maior ganhador da competição e continua com seus históricos oito títulos.

História recente, seca de títulos e ídolos

Harry Kane em jogo já sem torcida por conta da pandemia. Foto: Getty Images

No século XXI o Tottenham conquistou apenas um título, que foi uma Copa da Liga na temporada 2007/2008, sendo uma seca de 12 anos sem levantar uma taça. Em 2017 foi vice-campeão da Premier League, perdendo o título para o Leicester City. E em 2019 também foi vice-campeão da UEFA Champions League, quando perdeu para o Liverpool por 1 a 0.

Harry Kane é um jogador que está marcando seu nome na história do Tottenham Hotspur, já são 196 gols e 37 assistências em 295 partidas. Harry é um forte candidato a se transformar no maior goleador da história do clube londrino. O atual maior goleador da história é Jimmy Greaves, com 266 gols em 381 jogos, todos na fase de glória do Tottenham, sendo também o maior jogador da história do time.

O jogador que mais atuou na história do Tottenham Hotspur foi Steve Perryman, com impressionantes 854 partidas, também na fase de glória do clube.

E essa foi a linda história do Tottenham Hotspur. Um clube que com sua torcida apaixonada bateu de frente com o Nazismo, bateu de frente contra o antissemitismo, conquistou dois títulos europeus e vários títulos ingleses. Não vive o seu melhor momento da história, mas está bem próximo de conquistar títulos da época, e quiçá formar uma nova era de glórias.

Foto destacada: Getty Images