Tricolor de Aço

BASE DE AÇO: Anderson Talisca

Anderson Conceição de Souza, nasceu no dia 1 de fevereiro de 1994 em Feira de Santana, interior da Bahia, mesma cidade onde nasceu também outro meia revelado no clube e também conhecido por suas cobranças de falta, Jorge Wagner.

O jovem Anderson deu seus primeiros passos no Astro, clube de sua cidade natal.  Aos 13 anos o jogador acabou sendo levado ao Vasco da Gama, onde atuou por pouco tempo, na equipe sub-15.  Algumas informações dizem que Talisca deixou o clube por falta de espaço no alojamento, outras dizem que foi por causa de problema com a Lei Pelé.

O INICIO

Anderson chegaria ao Bahia no ano de 2009 aos 16 anos, trazido por intermédio de Newton Motta então diretor da base tricolor.  O garoto ganhou o apelido que o acompanha até hoje, por ser alto 1,88 cm e magro, foi comparado a um pedaço de madeira( Talisca) .

O atleta que inicialmente jogava de volante, foi passando a jogar mais avançado como um meia . A ascensão do jogador foi rápida, e o garoto da base que era gandula quando o time voltou a Série A  após 7 anos em 2010, agora era promovido ao elenco profissional do tricolor no final de 2012.  A estreia porém só viria em 2013, diante do Itabaiana pela Copa do Nordeste, marcaria o primeiro gol pouco tempo depois diante da Juazeirense pelo Campeonato Baiano.

A ASCENSÃO

Em 2013, Talisca passou a ter cada vez mais chances e aos poucos foi conquistando seu espaço na equipe titular, mesmo sofrendo críticas por parte da torcida que o considerava muito individualista. Suas caracteristicas principais eram o chute de longa distância e as boas cobranças de falta, Talisca faria 38 jogos e marcaria 3 gols, o mais importante deles diante do Cruzeiro em pleno Mineirão, quando de canela o jogador garantiu o Bahia na Série A para 2014

No ano seguinte Talisca já estava mais do que estabelecido e era tido pelo torcedor como grande esperança para a temporada.  As boas partidas no Campeonato Baiano, apenas comprovaram isso.  Nas duas finais contra o Vitória , Talisca teve atuações de gala, sendo eleito craque da competição, ainda que estivesse sofrendo com recorrentes lesões no tornozelo.

As críticas de 2013 foram ficando para trás e Talisca foi se tornado o grande nome da equipe, decidindo algumas partidas e salvando o Bahia de derrotas em outras. Os olhares da Europa começaram a surgir  e não demorou até o negócio ser concretizado durante a Copa do Mundo.  O garoto magrelo de Feira de Santa partia para o Benfica de Portugal por 4 milhões de euros( 12 milhões de reais na época) encerrando um ciclo curto, mas mémoravel.

 

ATUALIDADE

Hoje em dia Talisca veste as cores do Besiktas da Turquia, pelo qual disputa a Liga dos Campeões, já soma uma convocação a seleção brasileira e mais recentemente teve seu nome cogitado pelo treinador Tite, graças a grande fase que vive.   São 35 jogos e 14 gols na atual temporada.  O nome do jogador foi ligado com uma proposta milionaria do futebol chinês, além do interesse do Monaco-FRA.

 

Antonio Jacques

25 anos.  Formado em Jornalismo com MBA em Gestão Esportiva, amante de filmes, games e principalmente futebol.  Colunista do MF desde 2016.

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025