Tricolor de Aço

Base de Aço: Cristóvão

Quem vê Cristóvão Borges dos Santos, peregrinando por clubes brasileiro e sendo extremamente questionado em seus trabalhos não imagina que o baiano de jeito sereno, foi um jogador e tanto no passado.

Cristóvão atuava como volante e começou sua carreira nas divisões de base do Bahia, não demorou a ser lançado no time profissional do tricolor baiano, onde ficou somente por dois anos, conquistando os dois campeonatos baianos disputados.

Após deixar o Bahia, Cristóvão rumou ao Fluminense onde ficou entre 1979 e 1983, jogando 101 vezes e marcando 26 gols, número bastante alto para um volante. Apesar de jogar numa  posição historicamente defensiva.

Cristóvão ao lado de Cuca em sua passagem pelo Grêmio
Cristóvão durante sua passagem pelo Corinthians onde marcou 13 gols em 58 partidas.

Mesmo atuando como volante, Cristóvão sempre buscava atacar e marcar gols foi assim em suas passagens por outros grandes clubes brasileiros como Grêmio,Atlético-PR, Corinthians(no qual segundo ele marcou o gol mais importante da carreira em um clássico contra o Palmeiras) e Atlético-MG. Viveu seu ponto alto na carreira em 1989 quando foi convocado para a Copa América daquele ano, conquistada  pelo Brasil.

O BOM FILHO…

Cristovão dirigiu o Bahia durante todo o Campeonato Brasileiro de 2013 (Foto: Felipe Oliveira)

Em 2013, retornaria ao Bahia, dessa vez como técnico. Assumindo o clube numa situação não muito agradável. O clube havia perdido o campeonato baiano de uma forma humilhante diante do rival. Aos poucos Cristóvão foi arrumando a casa como pôde e conseguiu evitar o rebaixamento e ao mesmo tempo fazer com que o Bahia atingisse seu melhor resultado no Brasileirão por pontos corridos até o momento com um 12º Lugar.  O aproveitamento porém não foi excelente, apenas 43.7% com 42 jogos, 14 triunfos,13 empates e 15 derrotas. Deixaria o clube no final do ano, após desentendimentos com a diretoria.

 

Antonio Jacques

25 anos.  Formado em Jornalismo com MBA em Gestão Esportiva, amante de filmes, games e principalmente futebol.  Colunista do MF desde 2016.

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025