Análise: quem deve permanecer e quem dever sair do Santa Cruz

Visando o planejamento do Santa Cruz para a temporada de 2018, fizemos uma breve análise dos jogadores que devem permanecer no clube e os que não, ou talvez não continuarão no Arruda. Com o rebaixamento decretado no último sábado, ao perder para o Boa Esporte, em Varginha, o Santa Cruz começará a se planejar para a próxima temporada.

No elenco atual, o Santa Cruz conta com quase 40 atletas, rastros da péssima gestão do presidente Alírio Moraes frente ao clube.

ANÁLISE

GOLEIROS

Como todo bom time começa por um bom goleiro, uma grande conquista para o Santa Cruz seria a renovação do empréstimo com Jacsson. Haja vista que o arqueiro teve boas atuações quando foi acionado e teve sempre o apoio do torcedor tricolor. O jogador não está mais no Arruda. No começo do mês de Outubro o goleiro teve constatada uma lesão de menisco no joelho esquerdo e deixou o clube para passar por uma cirurgia em Porto Alegre. Jacsson continua no Internacional se recuperando.

Imagem relacionada
Júlio Cesar e Jacsson ambos foram contratados pelo Santa Cruz no começo do ano. (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Já o titular Júlio César não teve um bom ano a frente do tricolor. Debaixo de muitas críticas da torcida por suas sequências de falhas, o goleiro não deve permanecer no clube para a próxima temporada. Alvo da torcida, Júlio foi um dos atletas mais culpados pelo rebaixamento.

ZAGUEIROS

Ao decorrer do ano o Santa Cruz teve várias duplas de zaga no time titular, infelizmente, nenhuma deu muito certo.

No elenco são quatro zagueiros, sem contar os da base, são eles: Bruno Silva, Anderson Salles, Sandro e Guilherme Mattis. Os dois primeiros foram os que mais aturam pelo Santa Cruz neste ano, além dos mais regulares. Somente na Série B foram 48 gols sofridos, até o momento, uma das piores defesas do campeonato. A zaga titular até o último jogo contra o Boa Esporte foi formada por Anderson Salles e Guilherme Mattis.

Anderson Salles não se destacou muito na defesa, mas quando é acionado na bola parada sempre leva perigo à meta adversária. O jogador é o artilheiro do clube na temporada com 10 gols marcados em 43 jogos. Seu companheiro de função, Bruno Silva, ao ver de muitos é um dos zagueiro com mais regularidade do elenco, ao lado de Salles. Se tem dois jogadores que mereciam renovar contrato eram eles.

Imagem relacionada
Anderson Salles é o artilheiro do Santa Cruz na temporada (foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

 

LATERAIS

As laterais do Santa Cruz sempre foi alvo de muitas críticas, ainda mais depois da saída do lateral esquerdo Roberto e do lateral direito Vítor, que ficou afastado após quebrar a perna. Os jogadores eram titulares absolutos nas suas posições. Após isso, quem assumiu as vagas dos atletas foram: Nininho, responsável pela lateral direita e Tiago Costa e Yuri que sempre dividiam a lateral esquerda. Além do lateral direito Walber, que estava há 1 ano sem atuar que chegou no final do ano ao Arruda. Jogador assinou contrato até o final deste ano.