O dia em que o Santa Cruz venceu o Flamengo de Zico

Dia 03 de Março é o dia em que comemoramos o aniversário de Zico, um dos maiores jogadores de futebol do planeta, que marcou gerações. O “Galinho de Quintino” como é conhecido carinhosamente, completa 65 anos neste sábado, então, viemos relembrar uma vitória importantíssima do Santa Cruz sobre o Flamengo de Zico.

A partida que iremos reviver foi no dia 4 de Dezembro de 1975, no magnífico estádio do Maracanã lotado (com um público de 74 mil pessoas), pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O Flamengo de Zico, Jayme de Almeida, Junior, Luisinho recebia o Santa Cruz de Ramon, Givanildo Oliveira, Levir Culpi e Fumanchu.

A esperança da torcida rubro-negra era conseguir um ótimo resultado em cima do Tricolor do Arruda e garantir a classificação à próxima fase do Brasileiro. Os cariocas jogavam pelo empate, com isso ninguém acreditava jamais que o Santa Cruz conseguisse superar o Flamengo. Mas dentro de campo a história foi outra.

O jogo foi do início ao fim com o domínio do time Tricolor. Aos 26 minutos da primeira etapa Ramon abriu o placar para o Corais, mas não demorou muito para o Fla empatar. Aos 27 minutos o Galinho empatou a partida e levou a torcida do Mengo à loucura.

A festa da torcida durou até os 19 minutos da etapa final, quando Ramon marcou mais uma vez e pôs o Mais Querido na frente do placar. E aos 41 do segundo tempo o atacante Volnei deu números finais a partida e calando de vez o Maracanã, Flamengo 1×3 Santa Cruz. O Tricolor eliminou o Fla e estaca classificado à próxima fase do Brasileiro Unificado.

Fonte: Divulgação

O ano de 1975 ficou marcado na história do Santa Cruz como a primeira melhor campanha de um time do Nordeste no Campeonato Brasileiro.

FICHA DO JOGO

Estádio: Mauro Filho (Maracanã)

Público: 74.019

Santa Cruz: Jair, Lula Pereira, Levir Culpi, Carlos Alberto Barbosa, Pedrinho, Givanildo, Carlos Alberto, Ramon, Pio (Alfredo), Mazinho (Volnei), Fumanchu. Técnico: Paulo Frossad.

Flamengo: Cantarelli,  Jaime, Luiz Carlos, Júnior, Zico, Tadeu Ricci, Liminha (Edson), Rodrigues Neto, Paulinho (Doval), Luisinho, Luís Paulo. Técnico: Carlos Froner.

Gols da partida

Santa Cruz – Ramon (2), Volnei

Flamengo – Zico

– Nós da Coluna Tricolor de Coração desejamos ao ZICO um feliz aniversário e tudo de bom –