“Jogar no São Paulo é espetacular, o clube é muito gigante em todos os sentidos, aqui temos de tudo desde as pequenas coisas até as grandes; realmente é um clube fantástico.”
Com quase vinte anos de carreira, oriundo do Espírito Santo e atual lateral da equipe são-paulina, Edimar carrega consigo um bom histórico de atuações por seu futebol. Com passagens por clubes de expressão nacional e internacional, jogando atualmente pelo São Paulo, o lateral nos expôs um pouco de sua trajetória futebolística e seus anseios enquanto jogador são-paulino.
1- Você saiu do Espírito Santo para o futebol mineiro, defendendo o Cruzeiro, passagem primária pela equipe. Conte-nos um pouco sobre teu caminho até estrear pela raposa.
R: Eu jogava no Cachoeiro Futebol Clube e fui profissionalizado com 16 anos e já me destacava bastante. Foi aí que um diretor do cachoeiro, sr. George decidiu me levar para fazer um teste no juvenil do cruzeiro. Passei e começou minha caminhada na base do cruzeiro onde permaneci por 6 anos até ir pra fora do pais.
2- Como se deu o teu início de trajetória no futebol internacional?
Eu era jogador do Cruzeiro e estava na fase de transição entre juniores e profissional. Tive alguns empréstimos pelo clube celeste, foi quando fui emprestado para o Ipatinga para disputar o campeonato brasileiro 2008, acabei indo muito bem e surgiu uma proposta do SC Braga, de Portugal onde foi meu inicio de trajetória internacional.
3- Você conquistou importantes títulos enquanto vestia a camisa do futebol romeno atuando pelo CFR Cluj. O que levaste de aprendizado nesta passagem gloriosa para tua vida?
R: Meus quase 3 anos de Romênia foi uma experiencia incrível onde pude ser bicampeão Romeno, campeão copa romena, e campeão da super copa romena, e também ter disputado as principais competições da Europa (Champions League e Europa League). Ganhei muita experiência internacional e também pude aprender varias culturas, além disso poder falar o idioma do país.
4- A volta para o futebol Internacional é um objetivo teu?
R: Não descarto uma volta, mas no momento meu total foco é o São Paulo e ser campeão por aqui.
5- Falando agora sobre teu atual clube, o São Paulo, como está sendo jogar pelo tricolor em termos de suporte ao jogador, estrutura e grandeza do clube?
R: Jogar no São Paulo é espetacular, o clube é muito gigante em todos os sentidos, aqui temos de tudo desde as pequenas coisas até as grandes, realmente é um clube fantástico.
6- Um ex-companheiro de equipe, recém saído da equipe (Petros), comentou em outras palavras, que vocês todos da equipe não viviam um ambiente tão saudável, mal se cumprimentavam. Você chegou a notar isso? O ambiente está melhor e mais unido depois da chegada de Aguirre além do apoio dos ídolos Rai e Lugano no comando interno são-paulino?
R: Entendo o que o Petros quis dizer pois realmente estávamos vivendo um momento muito complicado, zona de rebaixamento e com uma sequência de 9 jogos sem ganhar. Isso para um clube da grandeza do São Paulo é inimaginável. Acredito que a fala dele foi mal interpretada, aqui sempre tivemos um ambiente bom, e é claro que vencendo jogos tudo fica diferente. Todos estão alegres e perdendo o clima fica realmente ruim.
7- É notório o quanto o time está bastante encaixado e vem se adaptando cada vez mais a filosofia de Aguirre. A briga pelo título será disputada claramente pelo São Paulo. Como vocês estão lidando com o momento e qual a expectativa do elenco são-paulino para esse ano?
R: Estamos trabalhando a cada dia mais para melhorarmos, sabemos que temos um elenco muito bom e que podemos brigar por títulos. Estamos muito tranquilos e focados para buscarmos grandes coisas.
8- Deixe um recado para a torcida são-paulina quanto a tua atuação neste segundo semestre que começa.
R: Estou muito focado e quero ajudar o São Paulo em grandes conquistas. A torcida pode esperar muita dedicação, não só minha como de todos.
Agradecemos ao lateral Edimar pela disponibilidade em nos conceder à entrevista. Desejamos progresso na carreira do jogador.