O grande desafio de Ricardo Gomes!
Após anunciada sua contratação, no último sábado, o novo treinador tricolor Ricardo Gomes foi apresentado nesta terça feira no CT da Barra Funda e sabe que terá um dos maiores desafios de sua carreira pela frente. Assumindo um São Paulo que navega em águas turbulentas, Gomes terá de administrar problemas dentro e fora das quatro linhas.
Digo fora das quatro linhas por que, como todos sabem, a questão política dentro do maior do mundo está longe de ter um final feliz. Após a manobra feita por Juvenal Juvêncio em 2009, mudando o estatuto tricolor para que continuasse na presidência, no último dia 06/08 foi realizado uma assembléia onde os sócios do São Paulo votaram para que seja formulado um novo estatuto do clube.
Obtendo o “SIM” dos sócios, a diretoria formulou um conselho que irá analisar todas as novas mudanças propostas de alteração estatutária já realizada pelos conselheiros do clube e tem um prazo de 30 dias para dar seu parecer final. Desta forma, o novo estatuto do clube deve ser mais moderno e voltado para o futebol atual.
Mas o que isso tem a ver com o time de futebol?
Tem a ver que, dependendo de como for esse novo estatuto, mudanças drásticas poderão ocorrer no departamento de futebol e que podem impactar diretamente no elenco comandado por Ricardo Gomes. Como todos sabemos, ano que vem é ano de eleições no São Paulo e Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, é forte candidato a reeleição. Ou seja: a política vai atrapalhar o futebol, DE NOVO!
Leco e Ricardo Gomes, na apresentação do treinador (FOTO: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Junta-se a toda crise política tricolor ao fato de que o time venceu uma das últimas 6 partidas. Desses 6 jogos, 3 foram no Sacrossanto Morumbi com empate para Chapecoense e derrotas para Atlético Mineiro e Botafogo. O problema dentro das quatro linhas começa na formação, de novo, de um time. Apresentado logo após seu primeiro treino com o elenco, o treinador afirmou que quem joga no São Paulo precisa ter postura de jogador do São Paulo: