O que esperar desse novo São Paulo!

O amistoso da última quarta no Paraguai foi um bom teste para começar a temporada de 2016 para o tricolor. Num jogo onde de amistoso não teve nada, com jogadas ríspidas e uma expulsão, o maior do mundo bateu o Cerro Porteño por 1×0, gol de Thiago Mendes no começo do segundo tempo. Bauza ficou muito satisfeito com o desempenho do time são paulino. Porém, o que mudou no time que deixou o treinador satisfeito?

Simples. Atitude.

O São Paulo procurou ficar com a bola. Recomposição rápida, marcação avançada e muito forte. Essas são as principais características dos times já treinados por Patón. Depois de treinar essa organização por duas semanas, Bauza gostou do que viu. Porém, o ataque ainda preocupa o treinador argentino.

Por mais que ficasse com a bola, o tricolor enfrentou diversas dificuldades para poder armar seu ataque no campo adversário. A ideia é que, assim como todos participam na marcação, todos participem na hora de armar os lances. Nos treinamentos, Bauza constantemente pediu para que os volantes passem da linha de meio-campo e os laterais deem opção para Centurión e Michel Bastos, que atuam pelos lados no campo ofensivo. Dessa maneira, podem abrir o jogo são paulino dando mais opções para que PH Ganso possa trabalhar a bola com a sua magia.

4753235_480x300

Por isso é importante a subida dos volantes, como quer Bauza. O fator surpresa é imprescindível no futebol moderno e é dessa maneira que o São Paulo pode se encontrar neste ano. Com um jogador que subiu muito de produção na reta final de 2015, Thiago Mendes pode ser “o cara” desse novo tricolor. Com habilidade e boa chegada na frente, o volante pode ser a nova arma do treinador para poder abrir espaço na defesa adversária. Assim como aconteceu contra o Cerro, onde ao 3 minutos do segundo tempo Thiago subiu ao ataque e acertou um belo chute rasteiro no canto direito do goleiro para abrir e dar números finais ao placar.

Esse amistoso também serviu para que o maior do mundo sentisse a pressão de um jogo de Libertadores. Jogo difícil, pegado, pressão da torcida, entradas fortes… e aos 47 do segundo tempo, Breno é expulso após desentendimento na grande área tricolor. Um bom teste, onde elenco e treinador ficaram satisfeitos, mas que sabem onde e como podem melhorar.

Confesso que estou animado para ver essa temporada tricolor. Acredito que agora o São Paulo vai ter um padrão tático, uma organização defensiva e um jogo sem bola mais compacto, rápido e melhor. Um time bem organizado e lutador é tudo o que a torcida clama a anos e agora podemos ver de novo um time que possa honrar o nosso manto sagrado.

Saudações Tricolores.