Valorização da base para 2017

Salve, nação tricolor!

Após duas vitórias seguidas no campeonato brasileiro, a equipe são-paulina respira mais aliviada em relação ao fantasma do rebaixamento. Nessas vitórias, se destacaram positivamente duas joias de Cotia: David Neres e Pedro entraram muito bem contra Fluminense e Ponte Preta, com direito ao primeiro gol como profissional de David, contra a macaca. E assim como foi com Lucas, Casemiro, Breno e diversos outros excelentes jogadores formados na base tricolor, já começam as expectativas em cima do futebol dos garotos. Então, vamos falar um pouco das nossas joias.

David Neres e Lucas Fernandes foram os grandes destaques da conquista da Libertadores sub-20 no ano passado, porém infelizmente se lesionaram gravemente neste ano. David ainda conseguiu se recuperar para o final da temporada e vem mostrando seu ótimo potencial. Já Lucas Fernandes, que poderia ser o meia titular após a saída de Paulo Henrique Ganso, ao que tudo indica, só voltará em 2017. Além dos dois e Pedro, há também no elenco são-paulino Luiz Araújo, atacante pelas pontas, que foi mais utilizado nesta temporada inclusive pelo ex-treinador Edgardo Bauza; o zagueiro Lyanco, que ainda na base veio do Botafogo e teve passagens pelas seleções de base da Sérvia, e mais recentemente pela brasileira; e o volante Artur que teve poucas oportunidades mas também tem um ótimo potencial. Vejo esses como os melhores da ótima geração sub-20 do São Paulo FC.

De onde saem nossas jóias / Foto: saopaulofc.net
De onde saem nossas jóias / Foto: saopaulofc.net

Não podemos esquecer ainda dos mais “experientes” que também vieram de Cotia: Auro e Lucão tiveram mais oportunidades nas épocas de Osório, mas oscilaram muito e agora mal são relacionados; Breno e Wellington, os “mais velhos”, tiveram passagens conturbadas por outras equipes e retornaram ao clube com sérios problemas físicos. O volante se recuperou e voltou aos gramados contra a Ponte Preta com direito a entrega da faixa de capitão, porém o zagueiro ainda tenta buscar a sua melhor forma física; Já João Schmidt e Rodrigo Caio são os mais “prontos”. Rodrigo vem mostrando durante os últimos anos um grande amadurecimento e evolução de seu futebol, chegando a ser convocado pelo técnico da seleção brasileira, Tite, para os jogos contra Argentina e Peru. João é outro que amadureceu muito, porém passando uma temporada no futebol português, e agora briga por um espaço no time titular com Hudson, Thiago Mendes e Wesley.

Devemos aqui elogiar um dos poucos, mas importantíssimo acerto da diretoria atual. O trabalho que nossos diretores vêm fazendo em relação aos contratos das maiores promessas é excelente. Foi exercida uma política pelo fim do “fatiamento” dos direitos federativos dos jogadores e com isso o clube é dono de 100% de David Neres, 80% de Lyanco e 70% de Luiz Araújo, por exemplo. Números essenciais pensando em possíveis vendas milionárias caso os jovens vinguem.

Já surgiram muitos nomes especulados para a próxima temporada. Fato é que o tricolor precisa de jogadores prontos. Não devemos contratar promessas, pois já temos as nossas, que já mostraram neste ano muito potencial. É muito importante esta mescla com os jogadores mais experientes para dar tranquilidade aos garotos e ajudar no amadurecimento deles. Com Ricardo Gomes, ou qualquer outro treinador, este deve ser o ponto principal do planejamento para a temporada 2017, dando confiança total aos jogadores da base tricolor.

E para você, torcedor, qual a principal promessa para a próxima temporada? Deixe aí nos comentários!