|

Rueda fala sobre o atual momento e em investimentos: “Voltaremos pesado em 2023”

Desde que assumiu o Santos, o presidente Andres Rueda vem fazendo um trabalho de reestruturação, ‘colocando a casa em ordem’, com o mínimo de investimento nas contratações, apenas trabalhando focado em quitar as dívidas das gestões anteriores, montando elencos com dificuldade nos últimos anos.

Em entrevista ao BandSports, Rueda falou sobre o atual momento e os progressos que foram feitos desde que assumiu a presidência do Santos. “Quando a gente iniciou a gestão, a situação do clube era preocupante. Uma dívida altíssima e não controlada, que são duas coisas distintas, já que uma dívida alta e não controlada leva ao caos. Nós pegamos o clube com Transferban, com contas bloqueadas e tudo mais dentro do que vocês acompanharam. Dentro do nosso planejamento, a gente tentou fazer acordo com nossos credores e tivemos exitos, já que conseguimos abater 80 milhões em função dos acordos. Pagamos R$ 120 milhões em 2021 referentes aos acordos, e todos os acordos que fizemos, foram feitos para terminar na sua maioria, dentro da nossa gestão, para não deixar compromissos para o próximo presidente, e correr o risco da bola de neve aumentar de novo.”

Com a evolução nas negociações e quitação de diversas dívidas, o presidente projeta melhora já para 2023. “Eu costumo dizer, 2020 a 2022, se a gente consegue chegar vivo até o final do ano, a coisa começa a mudar. 2022 está sendo sofrido, porque a gente tem que honrar contas com os acordos que foram feitos. Hoje o Santos está rigorosamente em dia com seus salários e direitos de imagem. Isso para nós é um motivo de orgulho, com tanto problema financeiro, o Santos pode falar isso. Não sei se a maioria dos clubes podem estar nesta situação. Em 2023, o Santos muda a sua chavinha, em uma situação um pouco mais confortável e volta a investir pesado no futebol, para dar alegria a essa torcida, para sair desse período cinzento que o clube passou nos últimos anos e voltar a ser o Santos que sempre foi, com um elenco forte.”

Rueda também valorizou o atual elenco, destacando a evolução dos mais jovens, junto com os mais experientes. “Não que o nosso elenco não seja forte, temos um elenco bem razoável de acordo com a situação do clube, com muitos jovens amadurecendo, mesclados com uma equipe já mais madura, e que pouco a pouco, vai dar alegria à nossa torcida.”