A Ilha do Retiro

A sensação de ter sua casa própria é unica! E no futebol, ter um reduto para chamar de seu a plenos pulmões, é uma grande conquista. A dificuldade que existe até nos dias atuais em conquistar esse objetivo, faz do mesmo um dos mais almejados. Não é fácil! Pode levar anos, décadas e muitos dos grandes do Brasil ainda não conseguiram esse feito. Para alguns, é algo relevante, mas para outros, não.

Crédito: Livro "Memória Rubro-negra", de Manoel Heleno
Crédito: Livro “Memória Rubro-negra”, de Manoel Heleno

29 de novembro de 1935, essa data simboliza uma das conquistas do Sport. Não falo de conquista de titulo, falo de patrimônio. Essa é a data da compra do terreno onde hoje está situado o estádio Adelmar da Costa Carvalho – nome em homenagem ao presidente da época que ajudou a construir/reformar o estadio.

53 contos de réis foi o valor pago para adquirir o terreno. O sentimento de “Minha casa” já era presente naquele local, pois, foi neste terreno, embaixo do famoso e sagrado Sapotizeiro, que a história do Sport Club do Recife começou.

A primeira edificação ficou pronta em 15 de agosto de 1936, foi uma quadra de basquete que hoje nem existe mais.

Para a construção do estadio houve uma grande mobilização, um mutirão foi organizado entre os torcedores e dirigentes da época com sacos de cimento e mão de obra para o aterramento do local, que sofria com as enchentes. E, em 4 de julho de 1937, a famosa Ilha do Retiro foi finalmente inaugurada.

O nome “Ilha do Retiro” adveio porque na época havia uma Ilha no local, numa região de mangue.

O primeiro jogo em “terras nossas” não poderia ter sido diferente, o Leão estreou sua casa com uma vitória de 6 a 5 contra o Santa Cruz. Não tinha maneira melhor de estrear nosso cantinho!

Só quem tem a Ilha do Retiro como sua segunda casa sabe a sensação de subir aqueles degraus rumo à arquibancada. Ilha de tantas conquistas, tantos feitos e muitas histórias. Um filme passa na cabeça daquele rubro-negro apaixonado.

1987_sport_1x0_guarani_taca_das_bolinhas_560_2 87 foi conquistado ali, diante de seu povo, dentro da sua casa.

ILHA DO RETIRO  2008 também foi conquistado na “nossa terra”, em uma quarta-feira digna de Ilha do Retiro.

Ilha magica, que já foi palco até de jogo da Copa do Mundo: Em 1950 aquela casa recepcionou um Chile x Estados Unidos. Ilha de muitos apelidos, tal como o mais conhecido: BononIlha. Mas nenhum apelido é tão lindo quanto chama-lo de Casa.

A história de nossa casa é tão gloriosa quanto à do próprio Leão e são poucos os que podem dizer isso.

Por: Amanda Vilarim.