Sábado, 06 de maio de 1916. A cidade do Recife vivia mais um dia comum e quase não havia comentários sobre o jogo amistoso ou jogo-treino que aconteceria naquela data, no antigo British Club, localizado no bairro da Jaqueira. Era o primeiro confronto entre Sport e Santa Cruz, (que ainda vestia preto e branco). Na arquibancada, poucos torcedores presenciaram a primeira vitória do Leão diante do atual tricolor pernambucano, em um jogo que inaugurava uma das maiores rivalidades entre clubes brasileiros. Com o passar dos anos, o confronto entre os dois clubes atraiam cada vez mais pessoas, recebendo pela primeira vez a alcunha de “clássico das multidões” em 1940. Em 1999, foi registrado o maior público do clássico, com quase 80.000 torcedores.
Desde então, já se foram 549 partidas, 1420 gols, 229 vitórias para o Sport, 165 vitórias do Santa Cruz e 155 empates. Os dois times foram inúmeras vezes protagonistas de jogos importantes, entre disputas de títulos estaduais, regionais e competições nacionais. No ano do centenário do clássico das multidões, os maiores de Pernambuco fazem o primeiro jogo internacional e escrevem mais um capítulo na história do futebol pernambucano.
Nesta quarta-feira, 24 de agosto de 2016, a Arena de Pernambuco será cenário para o capítulo 550 do clássico das multidões, sendo sexto confronto somente este ano. O Duelo digno de um centenário será o primeiro jogo entre as duas equipes pela Copa Sul Americana, talvez o confronto de maior peso, tendo o Santa Cruz como mandante. Assim, um gol marcado pelo Sport servirá como critério de desempate no jogo de volta, também na Arena de Pernambuco, valendo vaga para as oitavas de final.
O Sport vem de uma sequência razoável pela série A e a seu favor tem o histórico de partidas contra o rival, sendo o detentor de maior vitórias. Na última vez que se enfrentaram pelo brasileirão, o Sport venceu o Santa Cruz por 1xo no Arruda, que vivia um melhor momento até ali. De lá para cá o time coral foi caindo na classificação enquanto o rubro-negro iria se afastando da zona de rebaixamento.
Sobre a escalação, nenhum dos treinadores quiseram dar detalhes. Oswaldo de Oliveira apenas comentou sobre o desgaste de alguns jogadores, pretendendo poupá-los para o campeonato nacional. Provavelmente, alguns do time reserva entrarão como titulares no clássico desta noite. A escalação do Santa Cruz só será revelada minutos antes da partida. O último treino entre as duas equipes foi com portões fechados.
O jogo de volta será dia 31 de agosto, em horário a definir. O vencedor seguirá na disputa internacional e terá como próximo adversário o Independiente Medellín (Colômbia) ou Sportivo Luqueño (Paraguai).
A noite desta quarta-feira promete ser a primeira parte de mais um capítulo importante na história do clássico das multidões e do futebol pernambucano. Independente da fase em que se encontram em outra competição, as duas equipes darão o seu melhor para honrar a tradição de suas cores e a paixão das duas maiores torcidas do estado, afinal, clássico é clássico.
O JOGO
Local: Arena de Pernambuco
Horário: 21h45
Santa Cruz (escalação provável): Tiago Cardoso, Léo Moura, Luan Prass (Wellington), Danny Morais e Allan Vieira, Derley, Uillian Correia e João Paulo, Pisano, Keno e Grafite.
Sport (escalação provável): Magrão, Samuel Xavier (Apodi), Ronaldo Alvez, Matheus Ferraz e Rodney Wallace, Rithely, Serginho (Paulo Roberto), Rogério, Gabriel Xavier e Everton Felipe, Ruiz (Edmilson).
Desfalque: Diego Souza (machucado)
Arbitragem: Julio Bascuñan (juiz da partida), Marcelo Barraza e Christian Scheirman (auxiliares). Os três são chilenos.
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.