Troféu Givanildo Oliveira

6 de maio de 1916, essa é a data da primeira partida entre Sport e Santa Cruz da história, um amistoso. Naquela época, esse confronto não tinha nem de longe a proporção dos dias atuais. Com o passar dos anos esse confronto foi tomando corpo e a cada partida entre rubro-negros e tricolores a multidão presente ia aumentando, a grandeza dessas duas torcidas em especial era nítida, daí o nome Clássico das Multidões.

Esse ano, um dos maiores clássicos do país completou 100 anos e como forma de comemoração, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) lançou um campeonato que é disputado unicamente entre essas duas equipes centenárias. A disputa comemorativa irá coroar o maior pontuador em disputas de Clássico das Multidões ao longo desse ano com um troféu.

Em contrapartida, essa disputa também homenageia o técnico Givanildo Oliveira – esse é o nome da disputa – que foi ídolo nos dois clubes e é detentor de 16 títulos estaduais.

O confronto dos rivais na sul-americana também será levada em conta e esse campeonato a parte tem tudo para apimentar ainda mais esse clássico histórico.

O regulamento é simples, será somado todas as partidas oficiais entre os rivais ao longo da temporada. O critério de pontos será o mesmo usado nas competições de pontos corridos: 3 pontos para quem vencer e 1 ponto para empate.

A classificação deste confronto está da seguinte maneira:

1° Sport – 8 pontos

2° Santa Cruz – 5 pontos

  • Partidas disputadas:

(Estadual) 21/02: Sport 2×1 Santa Cruz

(Estadual) 10/04: Santa Cruz 1×1 Sport

(Estadual) 04/05: Santa Cruz 1xo Sport

(Estadual) 08/05: Sport 0x0 Santa Cruz