Un día como hoy: Argentina era bicampeã olímpica em Pequim
A Argentina não ganha títulos por sua seleção principal desde o ano de 1993, porém nesse período de 27 anos sem títulos, sua Seleção Olímpica ganhou a medalha de ouro duas vezes: em Atenas 2004 e Pequim 2008. A última faz aniversário neste 23 de agosto de 2020. São 12 anos da conquista de um time que tinha Juan Riquelme de camisa 10 e um jovem Lionel Messi usando a camisa 15. Além desses, haviam outros futuros craques naquele plantel.
O un día como hoy rememora grandes feitos, títulos, medalhas, conquistas, alegrias e tristezas do futebol sul-americano. E em mais um dia especial, a história deste 23 de agosto conta o bicampeonato olímpico da Argentina. Confira a última matéria da série abaixo:
Jogos Olímpiadas de 2008
As Olímpiadas de 2008 em Pequim tiveram seis sedes: Estádio Nacional de Pequim, Estádio dos Trabalhadores, ambos em Pequim, Estádio Olímpico de Tianjin, Estádio Olímpico de Shenyang, Estádio de Shangai e o Estádio Olímpico de Qinhuangdao. Foram 16 seleções participantes divididas em quatro grupos.
No grupo A: Argentina, Costa do Marfim, Austrália e Servia. No grupo B: Nigéria, Holanda, Estados Unidos e Japão. O grupo C tinha Brasil, Bélgica, China e Nova Zelândia. A última chave, o grupo D, vinha com Itália, Camarões, Coreia do Sul e Honduras.
A Argentina começou a campanha com três vitórias e apenas um gol sofrido. O time do treinador Sergio Batista venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 na estreia em Shangai. Depois, vitória simples diante dos australianos e fechando a primeira fase, 2 a 0 sobre a Servia. O adversário pelo chaveamento seria o segundo colocado do grupo B, o time holandês.
O jogo das quartas de final foi novamente no Estádio de Shangai e a partida foi para a prorrogação após empate em 1 a 1 com gols de Lionel Messi e Bakkal. No final do primeiro tempo da prorrogação, ‘La Pulga’ Messi fez jogada pela direita e lançou rasteiro Ángel Di María, que dominou, entrou na área e fez o gol da vitória.