| |

Un día como hoy: Cruzeiro era rebaixado à Série B

Há um ano, no dia 8 de dezembro de 2019, o Cruzeiro Esporte Clube amargava o pior momento esportivo de sua história quase centenária, o rebaixamento à segunda divisão. Após um ano marcado por escândalos na diretoria, erros dentro de campo, azar e um drama até a última rodada, o time mineiro acabou caindo. A derrota para o Palmeiras na 38ª rodada por 2 a 0 numa tarde marcada por confusões no Mineirão foi o capítulo final na Série A 2019.

A série Un día como hoy rememora dias marcantes, históricos, gols, títulos, datas, rebaixamentos da história do nosso futebol latino. Hoje a data é o descenso do Cruzeiro no ano de 2019. Confira a última matéria da coluna.

O ano da Raposa tinha começado da melhor forma possível, mas no meio da temporada, tudo começou a desandar. O Cruzeiro foi campeão mineiro invicto contra o Atlético em 2019 e até a última rodada da fase de grupos da Libertadores, não havia tomado gol na competição. A então equipe de Mano Menezes perdeu somente na estreia do Brasileirão para o Flamengo, fora de casa, caindo uma invencibilidade de 21 jogos.

Na Copa do Brasil, entrou nas oitavas, passou do Fluminense e do Atlético Mineiro. Pela Libertadores, foi o segundo geral na fase de grupos e caiu nos pênaltis para o River Plate no Mineirão na fase de oitavas de final. A partir das primeiras derrotas, o time engrenou uma fase horrível, vencendo apenas um jogo em 19 disputados, o clássico pela Copa do Brasil no Mineirão por 3 a 0. Mano Menezes não resistiu e caiu depois de perder o jogo de ida na semifinal da Copa do Brasil para o Internacional.

Veio então o Rogério Ceni para tentar salvar o Cruzeiro do rebaixamento, era a 15ª rodada e a Raposa tinha 14 pontos. O ex-treinador do Fortaleza até começou bem, com duas vitórias em três jogos, mas depois emendou cinco jogos sem vencer e caiu na Copa do Brasil. Isso aliado ao mal-estar com alguns jogadores rendeu a demissão dele e a vinda de Abel Braga.

Em 15 jogos, Abel perdeu somente três, mas empatou oito e venceu quatro pelo Brasileirão. A situação ficava cada vez mais dramática com um time sem força e que nitidamente estava fadado à queda. Uma goleada por 4 a 1 para o Santos e a derrota em casa para o CSA renderam a demissão de Abelão. Para se ter uma ideia do final de campeonato da Raposa, o time venceu um jogo nos últimos 10 e amargou cinco derrotas nas últimas cinco rodadas.

Na derrota para o CSA, Thiago Neves jogou para fora um pênalti no segundo tempo e o Mineirão ficou em clima hostil (Diogo Finelli/Globo Esporte)

O sucessor de Abel foi Adílson Batista numa última tentativa de salvar um barco afundado. Ele perdeu os três jogos que restavam: 1 a 0 para o Vasco, 2 a 0 para o Grêmio e 2 a 0 para o Palmeiras. Mesmo com tantas derrotas, o Cruzeiro tinha chegado com chances de escapar do rebaixamento na 38ª rodada, mas não reagiu. Zé Rafael abriu o placar no segundo tempo e Dudu fechou a conta. Nos minutos finais, há um ano, o jogo foi parado por conta de bombas e quebra-quebra no Mineirão e a bola não rolou mais. Cruzeiro rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.

Foto de capa: DOUGLAS MAGNO/AFP via Getty Images