Há 10 anos, no dia 20 de fevereiro de 2011, o Figueirense recebeu o Joinville Esporte Clube pela semifinal do turno do Campeonato Catarinense, dia o qual ficou marcado na história do furacão do estreito, pois pela primeira e única vez um jogador alcançou e ultrapassou a marca dos 100 gols. A vitória em casa representou muito para a nação alvinegra e vamos relembrar este jogo e a um pouco da trajetória do meio campista Fernandes, também conhecido como “Fernan10”.
A série Un día como hoy corememora dias marcantes, históricos, gols, títulos, datas, rebaixamentos da história do nosso futebol latino. Hoje a data é o dia do centésimo gol do maior artilheiro do Figueirense no ano de 2011.
Rodrigo Fernandes Valete é do interior de São Paulo, Ituporanga, formado como jogador profissional de futebol pelo Presidente Prudente, mas em 1999 sua história de amor com o Figueirense começou. O meia chegou a Florianópolis com um contrato de três meses para disputar o estadual pelo Figueirense. O primeiro gol do maior artilheiro seria em uma vitória de 2 a 1 sobre o Criciúma, após boas atuações na campanha De título, o meia renovou seu vínculo para disputar a Série C.
Ainda no início de sua passagem por Santa Catarina em 2000 foi eleito o craque do Estadual e também o artilheiro do Módulo Amarelo da Copa João Havelange. No ano seguinte, na Série B de 2001 ele foi peça fundamental no acesso do clube a elite do futebol Brasileiro.
Tamanho destaque o fez ir para o Palmeiras em 2002, no entanto pouco jogou e retornou para o Alvinegro no mesmo ano onde ficou até 2003, quando foi para o Jeonbuk Hyundai Motors da Coreia do Sul. Mesmo com destaque resolveu voltar para Florianópolis em 2004 para mais uma vez ser craque do Campeonato Estadual, ainda nesse ano saiu para defender o Al-Shabab, do futebol árabe, e em 2005 mais uma vez retornou ao Estádio Orlando Scarpelli, mas dessa vez para praticamente não sair mais.
Após muitas temporadas no clube, camisa 10 consolidado da equipe e com enorme reconhecimento da torcida, o meia foi alcançando diversas marcas e feitos pelo clube, e no dia 19 de junho de 2010, marcou seu nome na história jogando contra o Imbituba pela Copa Santa Catarina fora de casa. O meio campista artilheiro deixou ali pela 95ª vez sua marca com a camisa do Figueirense numa goleada de 6 a 1. Tento este o qual fez ele ultrapassar Calico e virar, de maneira isolada, o maior artilheiro do Alvinegro em seus até então 89 anos de história.
Mas o ídolo máximo para boa parte da torcida não se contentou com “apenas” 95 gols, ele quis mais. E menos de um ano depois, no dia 20 de fevereiro de 2011, em partida da semifinal do turno do Campeonato Catarinense daquele ano contra o Joinville, o camisa 10 fez história. Fernandes fez aos 14 minutos de jogo, perante pouco mais de 9000 pessoas no Orlando Scarpelli ele alcançou os três dígitos de bolas na rede com o manto alvinegro, e também naquele mesmo jogo, aos 31 minutos do segundo tempo, chegou ao seu gol de número 101.
O ídolo que jamais foi expulso em sua carreira ficou no Figueirense até 2012, quando ele foi dispensado do clube de maneira polêmica sobre ordens do presidente a época Wilfredo Brillinger. O jogador acumulou pelo Figueirense 403 jogos, 108 gols, dois acessos para a elite do futebol nacional , seis Campeonatos Catarinense , virou cidadão honorário de Florianópolis e é tratado como um ‘deus’ pelos torcedores da equipe.
Fernandes ainda voltou ao clube como gerente de futebol na reta final de 2017, após a empresa Elephant assumir. No entanto quando as coisas com a empresa começaram a dar errado em 2019, ele saiu, mas logo após a saída da empresa o ídolo retornou ao clube onde trabalha até hoje como braço direito da diretoria.
Foto de capa: Flávio Neves / DC
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…
O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…