Un dia como hoy

Un día como hoy: Guarani aplicava a maior goleada do Dérbi Campineiro

Hoje o Bugre é quem comanda a nossa lista da Un día como hoy! Neste dia, há 60 anos, o Guarani goleava a Ponte Preta por 6 a 0, sendo a maior goleada da história do Dérbi. Esta série trata de relembrar momentos marcantes do futebol sudaca, sempre se remetendo a um fato de um dia específico, porém, obviamente, em anos anteriores. Exercite sua memória, todavia, caso não se recorde, aprecie cada pedacinho desta série.

O Dérbi Campineiro é disputado entre Guarani e Ponte Preta. Este clássico, é, sem dúvida alguma, um dos maiores e mais ricos em história no Brasil. Cerca de 800 metros separam o Brinco de Ouro da Princesa (Guarani) do Moisés Lucarelli (Ponte Preta), os estádios das duas equipes. Dentro de campo também há pouca diferença. As duas equipes já se enfrentaram em 196 oportunidades, sendo: 67 vitórias do Bugre, 64 vitórias da Macaca e 64 empates.

O dia que só deu Guarani

A partida da ocasião era um amistoso, no entanto, o Guarani não estava para brincadeira. No dia 05 de junho de 1960, as duas equipes se enfrentaram no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Naquele domingo, o alviverde aplicaria a maior goleada da história do Derby Campineiro, incríveis 6 a 0.

O Guarani abriu o placar aos 21 minutos da etapa inicial de partida, com Benê. Aos 22, no logo em sequência, Osvaldo ampliou. Contudo, terminou assim o primeiro tempo, deste modo, com a maior parte dos gols saindo na etapa complementar. No segundo tempo, Osvaldo voltou a marcar, desta vez, de pênalti, aos 14 minutos. Depois disso, a porteira ficou aberta e, Cabrita (31′), novamente Benê (33′) e Paulo Leão (43′) completaram a goleada bugrina naquele dia histórico.

FICHA TÉCNICA:

Guarani 6 x 0 Ponte Preta
Local: 
Brinco de Ouro da Princesa, Campinas – São Paulo
Data: 05/06/1960
Renda: CR$ 359.325.
Juiz: Anacleto Pietrobom.
Gols: Benê 21′ e Osvaldo 22′ do 1ºT; Osvaldo 14′ (pênalti), Cabrita 31′, Benê 33′ e Paulo Leão 43′ do 2ºT.

Guarani: Dimas; Ferrari e Carlão; Valter, Eraldo e Diogo; Dorival (Dido), Marim, Cabrita (Paulo Leão), Benê e Osvaldo. Técnico: Armando Renganeschi.

Ponte Preta: Valter; Darci Santos e Esmeraldo; Miltinho, Pitico e Ilzo; Alcides (Nivaldo), Paulinho (Zezinho), Nilson, Silvio e Joubert. Técnico: Gentil Cardoso.

Foto de capa: Reprodução.

Vinícius França

Colunista e apreciador do futebol sudaca. Valorize o nosso.

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025