Un día como hoy: Universidad de Chile fazia sua estreia na primeira divisão chilena
Agora, atravessaremos a Cordilheira dos Andes para enfim chegarmos ao Chile, local de nosso próximo conto. Neste dia, há 82 anos, a Universidad de Chile fazia sua estreia profissional na Primeira Divisão do Chile. A LaU é a personagem da vez na Un día como hoy! Esta série trata de relembrar momentos marcantes do futebol sudaca, sempre se remetendo a um fato de um dia específico, porém, obviamente, em anos anteriores. Exercite sua memória, todavia, caso não se recorde, aprecie cada pedacinho desta série.
O caminho até à elite
No dia 29 de maio de 1938, a Universidad Chile faria sua estreia na liga profissional chilena. Entretanto, precisamos voltar em 1937 e em abril de 1938 para entendermos como a equipe chilena detentora de 18 títulos nacionais chegou lá. No ano anterior, o Chuncho havia vencido a chamada segunda divisão nacional de maneira invicta e solicitou junto à Federação Chilena a vaga na primeira divisão em 1938, no entanto, a Universidad Católica também fez o pedido à mesma. A federeção então decidiu por fazer uma avaliação das equipes e as colocaram uma espécie de playoffs de promoção, com as equipes solicitantes enfrentando times da elite.
No dia 1°de abril de 1938, a Universidad Católica enfrentou o Colo-Colo e saiu derrotada por 6 a 2, deste modo, sendo descartado o acesso da equipe naquela temporada. Alguns dias depois, mais especificamente no dia 17 do mesmo mês, o León tinha sua prova de fogo: a Universidad de Chile estava preparada para enfrentar o Audax Italiano. Com a bola rolando, os 90 minutos regulamentares terminaram empatados em 1 a 1, sendo assim, com a decisão ficando para o famoso (e praticamente inutilizado atualmente) gol de ouro. Neste, a LaU perdeu, todavia, conseguiu confirmar o acesso à Primera División Chilena.
Debuta, LaU!
Sites sobre a história da equipe relatam cerca de 800 torcedores presentes no Campos de Sports de Ñuñoa para assistir a estreia da LaU contra o Club Deportivo Magallanes, ou simplesmente Magallanes. Contudo, a estreia não foi vitoriosa – diferente da história do clube. A Universidad de Chile até começou vencendo, mas tomou a virada e saiu derrotada por 3 a 1. Todavia, o dia 29 de maio de 1938 ficará marcado para sempre na história do clube.
No dia histórico, o Chuncho foi escalado com: Simián, Miranda, Murúa, Las Heras, Sánchez, Lira, Riera, Davanzo, Góngora, Holzapfel e Becerra. Este último, por sinal, foi o autor do gol da equipe na partida. Eduardo Simián, goleiro do clube, foi o destaque naquele jogo e durante o torneio.
A primeira vitória profissional veio sete dias depois, no confronto contra a Unión Española, onde a Universidad de Chile venceu por 4 a 3. Naquele campeonato, o Romántico Viajero (mais um dos inúmeros apelidos dados à equipe) conquistou apenas duas vitórias em 12 partidas, terminando assim, o campeonato como último (sétimo) colocado.