Entrevista com o volante Vacaria, do Juventude

Roberto Zulian Júnior, nascido no dia 04 de abril de 1994 ou simplesmente Vacaria (nome da sua cidade no Rio Grande do Sul). Atleta com passagens pela base do Internacional e Milan, profissional do Fortaleza e atualmente no Juventude. Conhecido pela sua marcação implacável.

 

1- Nasceu no dia 04 de abril de 1994 na cidade de Vacaria-RS, possuindo o nome da cidade como marca principal. Como é a sensação de ter seu nome atrelado ao de sua cidade? Descreva sobre o momento da equipe, que atualmente está na segunda divisão do gaúcho (Glória de Vacaria).

R: Eu quando pequeno não tinha escolinhas do Glória em Vacaria, então eu não pude jogar no time da minha cidade, é um clube muito bom de trabalhar conforme amigos que passam por falam, com pessoas muito honestas difícil encontrar hoje dentro desse meio.

 

2- Foi revelado pelo Juventude (passando sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e profissional). Qual é a sua relação com a equipe de Alfredo Jaconi? Dizes que é a sua segunda casa? Quais foram os principais ensinamentos da época de base?

R: O Juventude é praticamente minha casa, pois estou aqui há 11 anos então já deu pra passar muitos momentos ruins que foi de aprendizado e momentos de extrema importância como o acesso a Série C e em seguida o acesso a Série B, a nossa base aqui é muito forte nesses últimos anos vem revelando muitos jogadores, um trabalho muito sério e qualificado pelos profissionais da área.

Imagem: Arthur Dallegrave / Divulgação EC Juventude.

 

3- Teve experiências na base do Internacional (sub-15 e sub-16) e no Milan (sub-20). Quais as diferenças entre o treinamento e o tratamento dos atletas na base de um grande clube brasileiro e europeu? Comente sobre o atual momento de reestruturação de ambos os clubes.

R: Passei 2 anos na base do Internacional, fui muito feliz por lá, tive 5 convocações pra seleções de base, foi uma experiência ímpar, em 2012 tive um pequena passagem por um período no Milan, estrutura fora da realidade, uma bagagem muito legal, porém no futebol há pessoas com muitos interesses primeiro financeiro e depois pensam no jogador.

 

4- Nesse ano no primeiro semestre acertou com o Fortaleza. Por qual motivação deixou o projeto do clube gaúcho para retornar a um clube da Série C? Por que não conseguiu uma sequência na equipe tricolor?