|

92 anos de São Januário: mais que uma resposta

Há 92 anos, era escrito o começo de uma das mais belas histórias do Club de Regatas Vasco da Gama, ocorria a inauguração de sua casa.

São Januário foi o nome escolhido já que o estádio era, e continua sendo, próximo à rua que hoje dá o nome ao lar dos vascaínos. Sua construção foi uma forma de responder, a tentativa de frear a ascensão a equipe que contava com negros e brancos pobres. Time que, como havia ganhado o título de 1923, conquistou o direito de figurar na elite do futebol carioca.

E, com isso, os vascaínos se mobilizaram e conseguiram arrecadar contribuições para, em um ano, erguer o que viria a ser o maior estádio da América do Sul. Após a construção do mesmo, não havia mais a desculpa de que o Vasco não tinha como receber seus adversários. Lembrando que a aquisição da área onde aconteceu a construção só foi possível porque houveram doações de torcedores e sócios apaixonados pelo clube.

Um dos templos do futebol (Agência O Globo)

A festa de inauguração contou com o amistoso entre Vasco e Santos, onde o Cruz-maltino foi derrotado por um placar de 5×3. Mas o placar pouco importava porque todos já estavam felizes com a sua  principal conquista. Além disso, o maior estádio do Brasil, até 1940, foi palco de inúmeras festas cíveis e das comemorações de conquistas do clube. Foi da tribuna do estádio, por exemplo, que o presidente Getúlio Vargas assinou, em 1943, a Consolidação das Leis Trabalhistas. De fato, o verdadeiro clube, estádio, do povo, rodeado pelos seus torcedores apaixonados.

Parabéns, São Januário! Que o orgulho de muitos vascaínos continue deslumbrando pessoas e, cada vez mais, dando alegria para sua torcida. Feliz 92 anos!

Foto de capa: Igor Rodrigues/GloboEsporte.com